(Araguaína-TO) - Depois de percorrer mais de 30 bairros em cinco regiões da cidade, a Operação Minha Cidade Limpa conclui dois meses de atuação com 3.585 caminhões de entulhos e 2.288 de galhadas recolhidos dos quintais e terrenos de Araguaína com o apoio da comunidade.
Ao todo, os 33 caminhões utilizados no mutirão percorreram mais de 63 mil quilômetros pelas ruas da cidade executando os serviços de limpeza. “Havia muito mais materiais do que imaginávamos, mas mesmo assim estamos mantendo um ritmo bom e deixando a cidade mais limpa, que é o principal objetivo”, conta, satisfeito, o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé.
Cerca 200 homens estão trabalhando na recolha de entulhos, galhadas, varrição, raspagem de terra, pintura de meio fio e roçagem. Neste último serviço, 40 homens e 8 tratores roçadeiras limpam terrenos, canteiros e margens de estradas.
Benefícios para a comunidade
Há 26 anos morando na Rua Perimetral, no setor Eldorado, dona Laura Medeiros, 75 anos, lembra como era a vizinhança antes dos serviços do mutirão. “A gente vivia saltando moita, colocando bicicleta nas costas. Era uma calamidade”. E como moradora consciente, ela sabe das responsabilidades de cada um. “Este serviço é bom demais para nós. Mas os donos dos lotes é que tem que fazer a limpeza com mais freqüência. Se a prefeitura limpar o terreno dos outros, tem é que cobrar no IPTU depois”, afirma a aposentada.
Dona Josefa Pereira, 59, moradora do setor Eldorado, mesmo com apenas três meses no bairro, sentiu de perto as conseqüências do mato alto. “Para mim, que tenho criança, esse mato trazia um problema grande. Primeiro era a dengue. Depois são os outros insetos, que tinha demais. Caramujo, então, nem se fala”. As ações do mutirão trouxeram tranqüilidade para donas de casa como Josefa. “Agora está tudo resolvido, a gente pode morar sem preocupações”, afirma satisfeita.
Mutirão
A Operação Minha Cidade Limpa teve início no dia 4 de fevereiro. A cidade foi divida em 13 regiões para a execução dos serviços em cinco frentes. Os trabalhos são uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Saúde para a erradicação de focos de dengue e calazar e limpeza da cidade por meio da retirada dos entulhos dos quintais das residências. A ordem dos serviços foi determinada conforme os índices de infestação das doenças.
Paralelamente às frentes de trabalho do mutirão, a prefeitura também realiza a recuperação de ruas e o preenchimento das erosões.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14670
Operação Minha Cidade Limpa retira 6 mil caminhões de material da cidade
Em dois meses de trabalho, caminhões percorreram mais de 63 mil quilômetros nas diversas frentes de serviço
Comentários