Um veículo de passeio atropelou e matou uma onça pintada no início da manhã desta terça-feira (28) enquanto trafegava pela BR-153, próximo ao município de Talismã, região sul do Estado.
Segundo a Defesa Civil do município, esse é o segundo acidente envolvendo animais dessa espécie na região. Em outra ocasião, uma onça também morreu após ser atropelada por um caminhão.
A Defesa Civil informou que no veículo envolvido no acidente estava um casal e seus dois filhos. Ninguém se feriu. O carro ficou com a frente bastante danificada e precisou ser guinchado do local.
Maior Felino das Américas
A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro.
Características
Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos.
O Leopardo (Panthera pardus), que ocorre na Ásia e África, também possui rosetas, porém sem pontos pretos no interior. Podem ocorrer indivíduos inteiramente negros, sendo esta apenas uma característica melânica da mesma espécie. Mesmo nesses indivíduos, as pintas podem ser visualizadas na luz oblíqua. (Fonte: Site do Instituto Pró-Carnívoros).
Comentários