Ten-Cel Patrícia Murussi Leite, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM)

Após o deputado federal Cesar Halum (PRB) solicitar ao governo a troca de comando da Polícia Militar em Araguaína, oficiais, elaboraram nota nesta quinta-feira, 21, em apoio à tenente-coronel Patrícia Murussi Leite, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM) do município. Os policiais dizem lamentar a “conotação política” que alguns “oportunistas” insistem em dar a um assunto tão importante, “com objetivo único de tirar proveito eleitoreiro, atribuindo à Comandante do 2º BPM uma culpa que não é sua”, rebateu.
Segundo os militares, a dirigente desempenha “brilhante” e “incansável” trabalho para a sociedade araguainense. “A comandante do 2º BPM exerce seu papel de forma íntegra, lidera exemplarmente seus subordinados e luta diuturnamente por uma sociedade mais segura. Ela traz em sua bagagem a experiência de outras nove funções de comando em unidades operacionais do Estado. Apoiamos todas as suas ações em prol da Segurança Pública”, diz a nota.
“Para nós, não existe um ‘super herói’ personificado, que resolve problemas de Segurança Pública. Existe uma instituição forte e honrada chamada Polícia Militar, composta por bravos e excelentes profissionais, a quem cabe os louros das vitórias que são travadas todos os dias para defender o cidadão de bem”.
Segurança Pública é um Sistema, que envolve, além da Polícia Militar, a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Municipal. Essa última, inexistente em Araguaína. Além de outras esferas como Ministério Público, Judiciário e Legislativo.

Novo nome
A boca miúda, grande parte da população e seus líderes quer a volta do tenente-coronel Júlio Manoel da Silva Neto, ex-comandante do 2º BPM. Ele foi substituído pela atual comandante com a troca de governo.
Diversos vereadores e deputados, ainda que não queiram se expor, defendem o nome do ex-comandante para o combate ao crime que tomou conta de Araguaína. Nas redes sociais, o nome do tenente-coronel também é pedido pelos moradores da cidade. Segundo seus admiradores, Silva Neto agia com muito rigor contra os criminosos, chegando a deixar o gabinete para ir às ruas com seus homens.
Nos bastidores, o que se diz é que a possibilidade de volta de Silva Neto enfrentaria resistências políticas em Palmas. Inclusive, teria sido tirado por questões políticas.

Confira a íntegra da nota:

“NOTA DE APOIO À TEN CEL PATRÍCIA MURUSSI LEITE - Comandante do 2º BPM

Os Oficiais abaixo relacionados, vêm a público manifestar nosso irrefutável apoio à Tenente Coronel Patrícia Murussi Leite, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar em Araguaína-TO, pelo brilhante e incansável trabalho que desempenha desde janeiro de 2015 para a sociedade Araguainense.
A comandante do 2º BPM exerce seu papel de forma íntegra, lidera exemplarmente seus subordinados e luta diuturnamente por uma sociedade mais segura. Ela traz em sua bagagem a experiência de outras 9 funções de Comando em Unidades Operacionais do Estado.
Apoiamos todas as suas ações em prol da Segurança Pública, as quais denotam compromisso com a Sociedade de bem e com a nossa valorosa Instituição “Polícia Militar”.
Lamentamos profundamente os crimes que assolam a população tocantinense, em especial aos Araguainenses. Mas, lamentamos também a conotação política que alguns oportunistas insistem em dar a um assunto tão importante, com objetivo único de tirar proveito eleitoreiro, atribuindo à Comandante do 2º BPM uma culpa que não é sua. Para nós, não existe um “super herói” personificado, que resolve problemas de Segurança Pública. Existe uma Instituição forte e honrada chamada POLÍCIA MILITAR, composta por bravos e excelentes profissionais, a quem cabe os louros das vitórias que são travadas todos os dias para defender o cidadão de bem.
Segurança Pública é um Sistema, que envolve, além da Polícia Militar, a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Municipal. Essa última, inexistente em Araguaína. Além de outras esferas como Ministério Público, Judiciário e Legislativo.
Parabéns pelo trabalho profissional e ético que vem desempenhando e continue firme nessa honrosa missão!

Palmas-TO, 21 de julho de 2016.

Cel Antônio Carlos da Silva Ferreira; Ten Cel Carlos Eduardo de Souza Farias; Ten Cel Peterson Queroz de Ornelas; Ten Cel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; Ten Cel João Márcio Costa Miranda; Ten Cel Sólis Araújo de Souza; Ten Cel Cláudio Thomaz Coelho De Sousa; Ten Cel Wander Araujo Vieira; Ten Cel Jerry Adriane de Araújo Godinho”