A Prefeitura de Araguaína está aproveitando o período de estiagem para intensificar as obras de infraestrutura do Município. Atualmente, são 20 frentes de trabalho em diversas áreas: lazer, educação, esporte, saúde, desenvolvimento econômico, e de reconstrução contínua em vias, com pavimentação e instalação de drenagem pluvial.
Uma dessas obras é o recapeamento da Vila Cearense, um dos setores mais antigos de Araguaína. Na última terça-feira, 23, o prefeito Ronaldo Dimas esteve no local para acompanhar a realização dos trabalhos que devem ser concluídos na próxima semana. “O próximo setor atendido, muito provavelmente será o Raizal”, estimou.
Para Maria Feitosa, 71 anos, residente no setor há 35 anos, o local é abençoado e a obra era necessária. “A gente quase não via esse tanto de obra na cidade toda, e para nós é ótimo. Esse pedaço aqui é muito bom, estamos perto de tudo, até de uma creche”, contou a aposentada.
Produção industrial e comércio
Ainda na terça-feira, 23, Dimas também esteve nas obras do Complexo Nova Feirinha, que está no estágio de estrutura pré-moldada. Foram feitos os 20 pilares externos e na próxima semana receberá os pilares do mezanino. Outra edificação que impulsionará a economia de Araguaína é a construção do laticínio público municipal. O local, que terá capacidade diária de captação de 40 mil litros de leite, chegou aos 50%. A obra já conta com cobertura nos dois blocos, industrial e administrativo, e está em fase de instalação do sistema de drenagem e sumidouros.
Fim dos alagamentos no Itaipu
As obras de drenagem no Setor Itaipu também continuam avançando. Dos 767 metros de canalização prevista, já foram instalados 70% da tubulação principal. O serviço está na Rua Amizade e ainda contemplará outras quatro ruas. Haverá também terraplanagem, pavimentação e drenagem superficial com a construção das bocas de lobo, meio-fio e sinalização.
Educação, Esporte e Lazer nos bairros
Estão em construção quatro praças novas, mais duas sendo revitalizadas e ainda dois complexos esportivos públicos inéditos na cidade. Os espaços de esporte e lazer irão contemplar os moradores de setores de norte a sul: Costa Esmeralda, Jardim das Palmeiras, Araguaína Sul, Vila Ribeiro, Vila Azul, Cimba, Xixebal e Beira Lago. Além da Praia da Via Lago, que já tomou forma e está sendo usada pela população de toda cidade, mesmo antes de ficar pronta.
Já a construção da escola de tempo integral do Lago Azul chegou aos 15%. A unidade tem capacidade para atender 1500 alunos e deve recebe-los dos setores Monte Sinai, Bairro de Fátima, Nova Araguaína, Xixebal e da própria Vila Azul. Um dos destaques do projeto é a piscina com dimensão olímpica, que possibilitará o treinamento para competições. A escola de excelência no Povoado Pilões está com 85% da obra concluída, faltando apenas o acabamento. Além da nova unidade no São Miguel que está recebendo a mobília para inauguração no próximo dia 5.
Única oficina ortopédica pública do Estado
As obras da Oficina Ortopédica estão concluídas e o início das atividades aguarda a licitação para compra dos equipamentos. O edital deve ser publicado ainda nesse semestre. Em sua plena atividade, a capacidade de atendimento será para uma média diária de 100 pacientes de Araguaína e municípios circunvizinhos que fazem parte da região Médio Norte e Bico do Papagaio.
Maior programa habitacional do Norte
As 500 casas do Residencial Primavera Norte também estão prontas. O setor será entregue com toda infraestrutura, praça e academia pública. O empreendimento aguarda a conclusão da elaboração dos contratos pela Caixa Econômica Federal para assinatura dos moradores contemplados. Após a certificação, será agendada a entrega do Residencial Primavera Norte no Ministério de Desenvolvimento Regional e enviado convite ao presidente Jair Bolsonaro, que já manifestou interesse em participar da cerimônia.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16429
Obras de infraestrutura seguem em 20 frentes de trabalho em Araguaína
Os trabalhos são de construção de praças, escolas, complexos esportivos, praia, unidade de saúde e de desenvolvimento econômico. Além da reconstrução contínua de vias, com pavimentação e instalação de drenagem
Comentários