O Novo Versa é o segundo carro feito na fábrica da Nissan em Resende/RJ, sendo o New March o primeiro. O sedã compacto da marca nipônica chega também com visual renovado e uma nova opção de motor, o 1.0 de três cilindros.
Disponível nas versões 1.0, 1.0 S, 1.6 SV, 1.6 SL e 1.6 Unique, o Novo Versa chega com preços entre R$ 41.990 e R$ 54.990. Para ser feito no Brasil, a Nissan investiu R$ 300 milhões dos R$ 2,6 bilhões que serão investidos em Resende. Já o novo motor 1.0 demandou mais R$ 110 milhões.
O Novo Versa apresenta estilo renovado com faróis adotando visual semelhante ao padrão global, para-choque com visual mais aerodinâmico e agressivo, dotado de faróis de neblina e apliques cromados, semelhantes aos da grade.
O modelo ainda recebeu novas rodas de liga leve aro 16 de acabamento diamantado e cinza com pneus 195/55 R16 na versão Unique, bem como frisos na base das janelas e maçanetas cromadas. Na traseira, destaque para a barra cromada na tampa do porta-malas.
Por dentro, o Novo Versa adota o mesmo layout do New March, mas oferecendo diferenças bem perceptíveis entre as versões. O destaque fica para a versão Unique com quadro de instrumentos de dois mostradores circulares e display digital. Tudo com iluminação branca e ótima visualização.
O novo volante multifuncional é igual ao do Sentra, tendo também acabamento em couro e detalhes prateados, bem como as laterais do console central e alavanca da transmissão. No centro, o conjunto apresenta visual em preto brilhante com multimídia NissanConnect, navegador interativo e integração com smartphone, oferecendo apps e redes sociais. CD e MP3 também estão disponíveis no dispositivo.
Assim como no hatch, o sedã da Nissan apresenta câmera de ré com visualização neste display. Por fim, ar condicionado automático com visual circular e display digital central. Diferente do New March, conectores USB e auxiliar ficam entre os bancos no Novo Versa. O acabamento dos bancos na versão Unique é em couro.
Na versão 1.0 S, apresentada no evento de lançamento, o acabamento é mais simples, não oferecendo faróis de neblina e nem cromos em maçanetas, frisos e para-choque. As rodas de liga leve são aro 15 com pneus 185/65 R15 e apresentam novo desenho. Por dentro, o cluster é o antigo, de iluminação laranja e visual simplificado.
O sistema de áudio tem USB e Bluetooth, tendo ainda comandos no volante. O ar condicionado é manual e os bancos são revestidos em tecido. As portas não apresentam tecido ou couro na parte central, tendo acabamento em plástico duro, mas de boa textura e montagem. O painel tem pintura preta na parte central. A versão 1.0 S perde também a abertura interna do porta-malas.
Com 4,49 m de comprimento, 1,69 de largura, 1,50 e 2,60 de entre-eixos, o Novo Versa continua oferecendo amplo espaço no banco traseiro, que infelizmente não é bipartido e nem possui apoio de cabeça central, apesar do cinto de três pontos. O porta-malas apresenta 460 litros, sendo suficiente para a proposta.
Novo motor 1.0 12V
Em termos de motor, a novidade é o 1.0 de três cilindros com 12V VVT, entregando 77 cv a 6.200 rpm e 10 kgfm a 4.000 rpm. A outra opção é o 1.6 16V VVT de 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão é unicamente manual com cinco velocidades.
Segundo dados do Inmetro, o Novo Versa 1.0 faz 8,5/10,4 km/litro com etanol em cidade e estrada, respectivamente. Com gasolina, o três cilindros é mais frugal, fazendo 12,6/15,2 km/litro de gasolina. Já com motor 1.6, o sedã faz 8,6/10,4 km/litro com etanol e 12,4/14,8 km/litro com gasolina, respectivamente cidade e estrada.
Nissan Novo Versa 1.0 S NA (19)
Com emissão de CO2 de 97/99 g/km, o Novo Versa 1.0 ou 1.6, respectivamente, vai de 0 a 100 km/h em 16s/10,4s e 162/187 km/h, sempre com etanol. A classificação no Inmetro é “A” nas duas categorias: sedãs compactos e geral. O modelo ainda vem com sistema Flex Start, que permite a partida a frio por pré-aquecimento do combustível, melhorando o conforto no dia a dia e eliminando o tanque extra de gasolina.
Outro diferencial do Novo Versa é o pós-venda com revisões até 60.000 km totalizando R$ 1.854. A garantia é de três anos sem limite de km e a assistência 24 horas é oferecida por um período de dois anos.
As cores disponíveis são: Preto Premium (sólida), Branco Aspen (sólida), Vermelho Malbec, Cinza Titanium, Cinza Magnum e Prata Classic. Quanto às peças, a Nissan construiu em Resende um centro de distribuição com 40.000 m2 e 680.000 itens, tendo recebido R$ 70 milhões em investimento.
Comentários