(Araguaína-TO) - Para ir ao centro da cidade, seja pela Avenida José de Brito ou Filadélfia, moradores dos setores São Miguel, Cruzeiro, Oeste, Martins Jorge e Anhanguera e demais vizinhos sempre dependeram da Rua Flor de Lis como principal via de ligação. E há anos os buracos têm trazido enormes transtornos, principalmente no trecho da baixada do córrego Martins Jorge.
Entre as ações da prefeitura neste ano, executadas pela Secretaria de Infraestrutura, a recuperação da Rua Flor de Lis teve início há algumas semanas e um novo material foi utilizado na pavimentação por causa das características da rua: muita umidade e base comprometida devido o acúmulo da água da chuva e proximidade com o córrego. "O concreto armado é uma opção mais durável e vai dar mais qualidade para a obra", afirmou o secretário Simão Moura Fé.
Há 15 anos morando na região, seu Manoel Bahia de Sousa sempre usou a Rua Flor de Lis para ir ao centro da cidade ou fazer compras no mercadinho da região. "Antigamente esta rua sofria muito com a água da chuva e o trânsito pesado dos carros. Acredito que este concreto vai agüentar tudo isso sem problemas", contou, satisfeito, seu Manoel.
A nova pavimentação consiste na reestruturação da base e da sub-base acompanhada da instalação de uma estrutura gradeada de ferro e concreto, o chamado concreto armado. De acordo com o secretário, o material tem durabilidade superior ao asfalto e normalmente é utilizado em pontes e rodovias com trânsito de veículos pesados. As calçadas no entorno do trecho, assim como os meios fios, também estão sendo refeitos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura.
"Por causa dos buracos, não dava pra passar dois carros de uma vez por aqui. A lama também era muito grande. Agora vai melhorar demais, principalmente pra gente aqui do comércio", afirmou Tainara Silva de Oliveira, atendente de um mini mercado na região.