Pedro Afonso (TO) - Os produtores de soja do município de Pedro Afonso e região buscam novas tecnologias para aumento da produção de soja. Os avanços foram constatados durante Dia de Campo e Jornada Tecnológica sobre o cultivo da soja, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso, promovida pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) em parceria com 12 empresas do ramo agropecuário.
Conforme o departamento técnico da Cooapa, na safra 2014/2015, um total de 49 produtores plantaram 27.430 hectares nos municípios que abrangem Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria, Centenário, Recursolândia, Rio Sono, Itacajá, Rio dos Bois e Miracema do Tocantins.
Esse número representa um aumento de 19% em relação a última safra, quando foram plantados 23 mil hectares.
Ruraltins
Na ocasião, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, falou do interesse dos produtores na busca de novas conquistas para o crescimento da produção da soja. “A cultura da soja é um segmento do agronegócio em ascensão, portanto notamos que os agricultores buscam inserir novas variedades de alta produtividade e resistentes a doenças para alcançar índices satisfatório na produção da soja”, enfatizou.
Para o produtor de grãos e presidente da Cooap, Ricardo Khouri, é compensável investir em tecnologia para margens positivas de lucros. “Em eventos como estes que os produtores podem adquirir as informações e conhecimento para produzir, ganhar mais e, automaticamente, obter rentabilidade no lucro”, disse.
Produtores
Em sintonia com esse conceito de inovação, o produtor de soja Luciano Calegaro garante que os investimentos são compensadores. Em sua propriedade de 480 hectares, parte da soja é irrigada com pivô, um diferencial a mais em sua produção.
“Antes a minha produção alcançava 45 sacas por hectares, atualmente conquistei uma margem de 55 sacas, considerado excelente para a região, mas meu objetivo e melhorar ainda mais”, completou.
O também produtor e proprietário da Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso, Gilberto Ramos, explica que a sua produção de soja tende a aumentar a cada ano, crescendo uma média de 8% na área produtiva. Na safra anterior foram plantados 1.250 hectares e nesta última 1.450.
“Tenho uma produção de 60 sacas por hectares, com o uso de novas tecnologias, preparo de maquinários, solo adubados adequadamente, aplicação de herbicidas e uma série de cuidados”, informou. (SEAGRO / Elmiro de Deus)
Comentários