(PALMAS-TO) - Para divulgar as novas tecnologias que estão sendo pesquisadas para os produtores e técnicos da pecuária tocantinense, a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a UFT - Universidade Federal do Tocantins, realiza nesta sexta-feira, 02, o Dia de Campo da Produção Intensiva de Bovinos, no campus da UFT, em Araguaína. O evento será a partir das 14h e contará com palestras e visitas aos experimentos de campo. A entrada é franca.
De acordo com o médico veterinário e coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claudio Luiz Sayão Lobato, será uma oportunidade para apresentar as pesquisas realizadas pela universidade para o setor da pecuária aos produtores. “A programação vem ao encontro dos novos programas do Governo Federal, adotadas pelo Governo do Estado, que são os planos ABC – Agricultura de Baixo Carbono e BPA – Boas Práticas Agropecuárias”, frisou.
Ainda segundo Sayão, produzir bovinos em pastagens de forma eficiente e competitiva requer conhecimento do processo produtivo, de conceitos de sistemas de produção, administração e gestão empresarial. “Este cenário criou um novo perfil de demanda em termos de informação e conhecimento para que sistemas eficientes, ecologicamente corretos e economicamente viáveis pudessem ser idealizados e planejados, o que tem forçado a pesquisa a modernizar-se e preparar-se para atender de maneira satisfatória a nova realidade”, concluiu.

Programação:
14h – Utilização de machos leiteiros para produção de carne de qualidade – Prof. Doutor José Neuman Miranda Neiva – UFT.
14h30 – Produção de vitelos modificados utilizando glicerina bruta – Msc. Raylon Pereira Maciel.
14h45 – Confinamento de bovinos utilizando grão de mileto ou glicerina bruta em substituição ao grão de milho – Msc. Lorena da Mota Lima Bringel.
15h – Suplementação de bovinos com farinha amilácea ou glicerina bruta em pastagem irrigada. Paulo Henrique de Arquino Figueiredo.
15h30 – Visita aos experimentos de campo.