Disponível a partir de agosto no Brasil, Nissan Kicks chega para encarar a intensidade da selva urbana e terá inovações de mobilidade inteligente da Nissan, que incluem Around View Monitor e Moving Object Detection, únicas no segmento

Rio de Janeiro – A Nissan reforça ainda mais sua liderança no segmento de crossovers com a chegada do novíssimo Nissan Kicks. O modelo será apresentado mundialmente ao público, de maneira oficial, no dia 3 de maio, primeiro dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que é patrocinado pela Nissan e começa em Brasília. O Nissan Kicks, carro oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, será o carro comando do revezamento e rodará 95 dias por todo o Brasil acompanhando de perto os condutores da tocha.
A versão final de produção do Nissan Kicks manteve o design conceitual do Kicks Concept, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014. Com estilo marcante, o novo crossover foi feito para os moradores de grandes cidades, que levam uma vida agitada e têm de encarar todos os desafios da selva urbana.
Para satisfazer a demanda inicial do mercado brasileiro, o Kicks será produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México, que é considerada uma referência para a companhia. A produção passará para o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, que contou com um investimento de R$ 750 milhões (US$ 192 milhões) para receber o projeto Kicks, ainda no ano fiscal de 2016.
Entre os itens design consagrados da Nissan estão a grade frontal “V-motion”, farois dianteiros e traseiros em formato de bumerangue e o teto flutuante que dá a impressão de estender o para-brisa até o fim dos vidros laterais.
O desenvolvimento do veículo foi fundamentado na performance aerodinâmica, contribuindo não apenas para a dinâmica como também para maior conforto, pois diminui os ruídos provocados pelo vento.
Do lado de dentro, o design futurístico e sofisticado da cabine combina detalhes inovadores feitos especialmente para os consumidores ávidos por tecnologia. O interior mantém a promessa de oferecer o melhor espaço para os passageiros na categoria – mesmo com uma linha de teto que remete a um cupê – assim como uma das maiores capacidades de carga do segmento.
Os ocupantes dos bancos dianteiros se deparam com o design do painel ao mesmo tempo simples e elegante, ao estilo Nissan. Chamado de Gliding Wing (ou asa planadora), o item coloca em destaque a tela colorida de 7 polegadas, cuja posição centralizada oferece uma série de sistemas de informação, entretenimento e conexão para smartphones.
Entre as tecnologias oferecidas pelo Nissan Kicks destacam-se o Around View Monitor (monitor com visão 360°) e o Moving Object Detection (detecção de objetos em movimento), que se utilizam de quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e alertar ao condutor no caso de qualquer perigo que tenha passado despercebido. Esta é a primeira vez que um veículo é oferecido nesse segmento do mercado brasileiro com os dispositivos, levando a Nissan à liderança no conceito de mobilidade inteligente.
Já a pegada esportiva do veículo é acentuada pela direção do tipo “flat bottom”, na qual a extremidade inferior é reta e não curva. A altura da carroceria ao estilo de um crossover proporciona campo de visão mais elevado, dando ao condutor maior controle sobre o trajeto.
“Com o Kicks, desenvolvemos um crossover compacto seguindo o melhor da tradição da Nissan, graças à nossa inigualável experiência no design de veículos feitos para atender as necessidades de consumidores de todo o mundo. O Kicks chega para oferecer o melhor conforto, inovações tecnológicas e design da categoria. Com ele, a Nissan vai mostrar que está engajada com a mobilidade inteligente, graças ao sistema Nissan Intelligent Mobility. O Nissan Kicks é um carro feito para encarar a cidade”, afirma Keno Kato, Vice-Presidente Mundial de Planejamento de Produto na Nissan Motor Company.
José Luis Valls, presidente da Nissan América Latina, acrescenta que “o fato de o mais novo crossover da Nissan ser inspirado na América Latina e lançado primeiro neste continente coloca em destaque esta nova geração de consumidores que prezam o design, a versatilidade e tecnologia, o que está totalmente alinhado com a visão de futuro da Nissan”.
“Com um design incrível, excelente espaço interno e tecnologias inovadoras, o Nissan Kicks é um carro que desperta o desejo de famílias que vivem em grandes cidades. Ele foi criado com foco no Brasil e na América Latina, mas com um estilo e atributos que fazem dele um verdadeiro carro global. Ao ser lançado mundialmente no Brasil, a Nissan mostra não só a importância do modelo para a região, mas também a importância da região para as ambições globais da Nissan”, comenta o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa.
O Nissan Kicks estará à venda no mercado brasileiro, o primeiro em todo o mundo a recebê-lo, a partir de agosto. O modelo também será vendido em outros países latino-americanos ainda em 2016, sendo posteriormente comercializado em outras partes do mundo, totalizando 80 mercados. Todos os detalhes de preços, especificações técnicas e versões serão anunciados em data próxima ao lançamento.

Nissan no Brasil

A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.
A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.200 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas e paratletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.

Nissan Motor Co.

A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior fabricante japonesa de automóveis, está baseada em Yokohama, Japão, e faz parte da Aliança Renault-Nissan. Operando com mais de 247.500 funcionários em todo o mundo, a Nissan vendeu mais de 5,32 milhões de unidades e teve lucro de 11,38 trilhões de ienes (US$ 103,6 bilhões) no ano-fiscal de 2014. A Nissan produz uma ampla gama de mais de 60 modelos com as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. A Nissan lidera a mobilidade em emissão zero no mundo, com as vendas do LEAF, primeiro veículo puramente elétrico de produção em série. É o modelo elétrico mais vendido da história, com quase 50% de participação no segmento de veículos emissão zero.

Nissan Kicks             Dimensões (mm) 

Comprimento                 4.295
Largura                         1.760
Altura                           1.590
Entre eixos                   2.610