(PALMAS-TO) - A exposição dos artesanatos e produtos confeccionados pelas comunidades do entorno das Unidades de Conservação do Tocantins chamam a atenção de quem passa pelo estande do Naturatins no VII Congresso de Unidades de Conservação em Natal, Rio Grande do Norte.
A exibição das peças de capim dourado (bolsas, brincos, chapéus, mandalas e vasos) e de sementes dos frutos do cerrado, além de dar cor e brilho ao estande, é uma oportunidade de mostrar também o envolvimento e a parceria entre Governo do Estado do Tocantins e as comunidades do entorno das UC's.
Com a discussão sobre a biodiversidade e desenvolvimento econômico o congresso iniciou um assunto que já vem ao encontro das ações já empenhadas pelo Naturatins e as comunidades vizinhas aos Parques do Cantão, Jalapão, Lajeado e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. O Governo apoia diretamente as iniciativas de geração de renda e desenvolvimento sustentável das populações do entorno das Unidades.
Para o visitante e assessor em Meio Ambiente, Rosan Fernandes, que viu de perto o artesanato de capim dourado e conheceu parte da história do artesanato na região do Jalapão, "iniciativas como está são também uma forma de desenvolvimento sustentável e valorização das comunidades tradicionais (Quilombolas)".