(PALMAS-TO) - Com ações voltadas para os direitos da criança e do adolescente, 13 municípios tocantinenses receberam troféus e certificados do Selo Unicef - Fundo das Nações Unidas para Infância nesta terça-feira, 11, em uma cerimônia no auditório do Quartel do Comando Geral da PMTO. No Tocantins, 130 dos 139 municípios concorreram nessa edição 2009-2012. Para conquistar o selo, os municípios foram avaliados em três eixos: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social. Com bons índices, receberam a certificação no Tocantins os seguintes municípios: Aliança do Tocantins, Angico, Arapoema, Barrolândia, Brasilândia do Tocantins, Fátima, Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Palmas, Porto Nacional, Rio do Sono, São Salvador do Tocantins e Tocantinópolis.
Durante a cerimônia, a secretária de Estado da Saúde do Tocantins, Vanda Paiva, representando o Governador Siqueira Campos, falou da importância do selo e da parceria entre Estado e municípios. Na oportunidade, ressaltou também a preocupação do Governo quanto aos direitos da criança e do adolescente.
O representante do Unicef, Antônio Carlos Cabral, destacou que o selo é o reconhecimento da prática destes municípios de políticas que garantam os direitos da criança e do adolescente. “É um momento de grande comemoração e reconhecimento do esforço destes municípios, mostrando para o Tocantins e para o mundo que é possível mudar a vida das crianças e dos adolescentes” disse.
A prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, ressaltou a satisfação do município ao receber o selo Unicef, pois está em cumprimento com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com as políticas públicas de áreas como educação e saúde.
Também participaram do evento representante da Celtins, do Conselho Estadual de Criança e do Adolescente, o secretário Estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, representantes do CEDECA - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14578
Comentários