(PALMAS-TO) - Mais 30 novas Unidades Básicas de Saúde, oito leitos de Unidades de Terapia Intensiva, duas Unidades de Pronto Atendimento, quatro Núcleos de Apoio da Saúde da Família e muitas outras ações foram pactuadas durante o ano pela Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), a Comissão é um fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde. A CIB é composta por representantes da Sesau e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde.Resoluções.
Foram 13 reuniões durante o ano, quando foi pactuado o início das obras de mais de 30 Unidades de Básicas de Saúde, sendo que nos municípios de Gurupi, Santa Rita e Pugmil as obras já foram concluídas e as Unidades estão em pleno funcionamento.
Foi aprovada e implantação de mais oito novos leitos de UTI no Hospital Público de Palmas, leitos que estão em funcionamento desde setembro último. Em Araguaína e Gurupi foram construídas novas Unidades de Pronto Atendimento, UPA’s. Já nos municípios de Porto Nacional e Palmas foram liberados os recursos para construção de novas unidades.
Um Núcleo de Apoio da Saúde da Família foi implantado nos municípios de Formoso do Araguaia, Dianópolis, Colinas e Dois Irmãos e mais dois núcleos intermunicipais entre os municípios de Aguiarnópolis (sede), Palmeiras e Santa Terezinha, e entre os municípios de Silvanópolis (sede), Santa Rosa e Monte do Carmo.
Foram implantadas, ainda, quatro equipes de saúde bucal, nos municípios de Goiatins, Conceição, Dianopolis e Pau D’arco. Essas foram só algumas das 159 resoluções e pactuações feitas entre a Sesau e os municípios “para fortalecer ainda mais a gestão do SUS no Estado”, revela a secretária executiva da CIB, Elisangela Andrade.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14281
Comentários