Dianópolis-TO - As tradicionais festas públicas de Carnaval no interior do Estado estão sendo afetadas pelo atual cenário econômico, devido ao “aperto” nos cofres públicos, e alguns municípios decidiram reduzir os gastos ou optaram por não realizar o evento. As prefeituras de Araguaína e Miracema realizam uma série de reuniões para discutir as possibilidades da realização do carnaval.
O prefeito de Dianópolis, Regis Melo (PSC), afirmou nessa segunda-feira, 26, que tomou a decisão de não realizar a folia por questões econômicas. “Não é só Dianópolis, são várias cidades do Estado e do Brasil devido à crise financeira. Hoje a situação não está fácil”, argumentou.
De acordo com o prefeito, a prioridade da administração no momento será “dar fluxo às ações de Saúde, Educação, manutenção e organização da cidade, pagar o funcionalismo em dia, honrar segundo a disponibilidade compromissos com prestadores de serviços e com o comércio”.
Porém, a diretoria do Bloco Zorra, tradicional bloco carnavalesco do município, adiantou ao CT nessa segunda-feira, que doará um trio e algumas atrações que ainda não foram definidas para o carnaval público.
Apesar das dificuldades da administração municipal, a iniciativa privada garante que não deixará de realizar o carnaval este ano. Pelo sexto ano consecutivo, o Bloco Zorra movimentará as avenidas de Dianópolis, e sete atrações nacionais e regionais estão confirmadas: a dupla sertaneja Thaeme e Thiago, as bandas baianas Kit Ilusão e Papazoni, as bandas palmenses Balagandaya e Grupo É Dipherente, o músico baiano Elano Santarém e o DJ Vitor Keller.
De acordo com a diretoria do bloco, os abadás estão sendo comercializados a R$ 300 (masculino) e R$ 250 (feminino), no Palmas Shopping, podendo ser parcelado em até quatro vezes no cartão ou no site, que pode ser parcelado em duas vezes no boleto.
Pedro Afonso
Apesar de uma redução de custos entre 30% e 35% com a folia, a Prefeitura de Pedro Afonso anunciou que o carnaval será realizado nos dias 13 a 16 de fevereiro, na Praça Coronel Lysias Rodrigues. “O País passa por uma crise, que tem afetado a arrecadação dos municípios, mas nós não poderíamos deixar de realizar o Carnaval, que é uma festa tradicional, muito esperada pela nossa comunidade e pelos turistas”, afirmou o prefeito Jairo Mariano (PDT).
A entrada é gratuita e a programação contará com DJ, duas bandas todas as noites, o tradicional desfile das Kengas, além do desfile dos blocos carnavalescos: Skol Folia, Os Perdidões, Furacão Elétrico e Bloco Esfola. A expectativa é que cerca de 35 mil pessoas prestigiem o evento, que contará com policiamento efetivo em pontos estratégicos da festa, além de patrulhamento.
Programação
13/02 – DJ Tião, Capital do Axé, Papazoni
14/02 – DJ Tião, Grupo Kente, Felipe e Matheus
15/02 – DJ Tião, Capital do Axé, Kenet Borges
16/02 – DJ Tião, Grupo Kente, Levada Louca
Gurupi
Em Gurupi, o tradicional carnaval de rua será realizado entre os dias 8 e 17 de fevereiro, sendo que a programação do CarnaGurupi contará com shows e desfile oficial dos blocos todos os dias. No dia 8, haverá a escolha da Rainha do Carna Gurupi 2015 e apresentação da banda Amigos do Samba, no Uniclube.
O Circuito da Folia começa no dia 13, na Avenida Goiás, com o desfile carnavalesco do Bloco da Terceira Idade, coordenado pela Secretaria Municipal do Idoso, e em seguida, dos outros blocos participantes: Pé de Cana, Pega Pra Capá, Os Enforcados, Os Pifados, Pé de Porco Rumora e Euphoria. As bandas Véi de Bengala e Levanóiz serão as atrações musicais.
A abertura oficial do carnaval será realizada no dia 14, às 16 horas, com a apresentação da banda Eclipse, no Veneza Plaza Hotel. Já às 21 horas, no Circuito da Folia acontecerá o desfile dos blocos e show das bandas Skema Brasil e Kit Ilusão.
O dia 15 será marcado com matinê na Rua 10, às 16 horas, e a partir das 21 horas, haverá apresentação das bandas Ki Levada e do Gasparzinho, além do desfile dos blocos. As bandas Reality Show e Paparazzi e o tradicional desfile dos blocos movimentam o penúltimo dia de folia. Já no dia 17, haverá apresentação das bandas Amigos do Samba e Mistura Nativa, além da premiação dos blocos que vão participar da folia de Momo.
Comentários