A Carreta, que chega a Santa Rosa, já passou por Palmas, Lagoa da Confusão e Silvanópolis

(Santa Rosa-TO) - A partir dessa terça-feira, 2, as moradoras da cidade de Santa Rosa do Tocantins, localizada a 140 km de Palmas, podem realizar gratuitamente exames preventivos, mamografia e ultrassonografia de mama. A equipe da Carreta “Saúde da Mulher, Saúde Cidadã” estará na cidade até sexta-feira, 5, e realizará os atendimentos em frente à prefeitura.
Santa Rosa é o quarto município a receber os serviços oferecidos pela Carreta, que já passou por Palmas, Lagoa da Confusão e Silvanópolis. O secretário de saúde da cidade, Rodrigo Batista da Silva, explicou que a identificação das mulheres e o agendamento dos exames foram realizados pelos agentes de saúde das Unidades Básicas. “A intenção é atender ao maior número de mulheres de todos os setores do município”, reforça.
Para agilizar o atendimento, é necessária a apresentação de documentos pessoais, CPF e identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Balanço

Desde que foi entregue pelo governo do Estado, há pouco mais de um mês, a Carreta “Saúde da Mulher, Saúde Cidadã” já realizou quase 3.500 procedimentos, sendo 1.348 mamografias, 1.180 ultrassonografias da mama e endovaginal e 899 exames preventivos do colo do útero.

Unidade Móvel

A Carreta Saúde da Mulher, Saúde Cidadã é um complemento aos serviços de prevenção que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já oferece às mulheres. O Programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, priorizando as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero, bem como desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame às mulheres para o rastreamento do câncer. (Lúcia Gomes / Ascom Saúde)