(PALMAS-TO) - O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF-TO) comemora nesta sexta-feira, 18 de novembro, 20 anos de implantação no estado, além de inaugurar oficialmente as novas instalações da Procuradoria da República no Estado do Tocantins. Estão confirmadas as presenças do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e do secretário-geral do MPF, Lauro Pinto Cardoso, além de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário nas esferas federal, estadual e municipal e de membros do MPF lotados em outras unidades do país. A solenidade tem início às 17 horas, no novo endereço da PR/TO: quadra 104 Norte, rua NE 03, conjunto 02, lote 43, Edifício Transamérica.
A Procuradoria da República no Tocantins foi criada pela Lei 8.252, de 25 de outubro de 1991, publicada no Diário Oficial da União em 28 de outubro de 1991, e iniciou suas atividades em um anexo do prédio da Justiça Federal. As atividades processuais eram realizadas por procuradores designados por portarias para atuação em períodos não superiores a trinta dias.
A primeira sede própria foi inaugurada em 17 de abril de 1998, em solenidade que contou com a presença dos estão procurador-geral da República Geraldo Brindeiro e secretário-geral João Batista de Almeida. O procurador chefe era Mário Lúcio de Avelar. Outros membros do MPF que foram responsáveis pela administração da Procuradoria foram Carlos Vilhena, Zilmar Drummond, Álvaro Manzano, Gustavo Magno e João Gabriel Queiróz.
Após treze anos, o aumento na demanda por ações do MPF no Tocantins e consequente necessidade de mais procuradores e servidores, a capacidade do primeiro prédio se tornou pequena. Aproveitamento de espaços e até mesmo acomodação do setor administrativo em um anexo foram medidas adotadas em caráter de urgência, até que as novas instalaçoes fossem escolhidas de acordo com a necessidade atual do órgão, na gestão de João Gabriel.