(Gurupi-TO) - A promotora da Infância e Juventude de Gurupi, Jussara Barreira Silva Amorim, ajuizou, nesta quinta-feira, 16, junto à Vara da Infância e Juventude, uma Ação Civil Pública com Pedido de Liminar pedindo que seja determinada ao município a oferta de transporte escolar a todos os estudantes de Gurupi que necessitam do serviço. As informações são da assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual (MPE).
De acordo com o documento, apesar da omissão, o município de Gurupi recebe recursos federais para essa finalidade. A promotora afirma que é dever do poder público fornecer o transporte, como imposição constitucional garantidora do direito à educação.
Segundo a Ação, várias reclamações teriam sido feitas por pais de alunos ao longo deste ano, a maioria deles residente da zona rural, cujos filhos tiveram que deixar de frequentar a escola por falta de transporte. Em todos os casos, os pais teriam procurado antes a Secretaria Municipal de Educação, onde não conseguiram resolver a situação.
Conforme o MPE, diante das reclamações recorrentes, a promotoria de Justiça oficiou, por diversas vezes, a Secretaria de Educação e o prefeito Alexandre Tadeu Salomão Abdalla (PR), além de encaminhar recomendação sobre o assunto. “Estes, no entanto, fingiram desconhecer as informações, negando-se o município a fornecer regularmente o transporte escolar aos alunos”, relata a Ação Civil Pública.
Na Ação, a promotora pede a concessão de liminar no sentido de que, em 48 horas, o município restabeleça o transporte escolar de todos os alunos que dependem do serviço, sob pena do pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil. Neste sentido, os veículos devem estar de acordo com o que estabelece a legislação de trânsito, ressalta a Ação.
Também é requerido que seja apresentado um plano de recuperação dos dias letivos perdidos para os alunos atingidos, no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 2,5 mil.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14482
MPE entra com pedido de liminar requerendo transporte escolar para alunos da zona rural de Gurupi
Várias reclamações teriam sido feitas por pais de alunos cujos filhos tiveram que deixar de frequentar a escola por falta de ônibus escolar
Comentários