PALMAS - O Ministério Público do Tocantins (MPE) empossou nessa quarta-feira, 9, seis promotores de Justiça substitutos. A solenidade aconteceu às 17 horas, em sessão do Colégio de Procuradores, na sede do órgão, na Capital. Os novos membros foram aprovados no 9º concurso para ingresso na carreira do MPE, aberto em junho de 2012 e finalizado em dezembro de 2013, o qual contou com três fases de seleção.
Foram empossados, segundo a ordem de classificação, Juliana da Hora Almeida, Gustavo Schult Júnior, Rogério Rodrigo Ferreira Mota, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, Leonardo Aquino Moreira Guimarães e Luma Gomides de Souza. Os promotores de justiça permanecerão na condição de substitutos durante os dois anos de estágio probatório, até que haja seu vitaliciamento, caso tenham seu trabalho e sua conduta avaliados positivamente.
Atualmente, o quadro de membros do Ministério Público Estadual é composto por 12 procuradores de justiça e 105 promotores de justiça.

Preparação
Um dia após a posse, os novos promotores de justiça substitutos iniciam a participação no curso de preparação para a carreira, oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) do MPE.
A primeira fase do curso, que conta com 41 horas e vai até dia 18 de dezembro, envolverá conhecimentos acerca das práticas jurídicas, iniciação ao Processo Eletrônico (e-Proc), sistemas de informação do MPE, princípios éticos aplicados aos deveres funcionais, entre outros conteúdos. Em 7 de janeiro, terá início a segunda etapa do curso de preparação.