(Palmas-TO) O movimento “Reage Mulher”, criado pela coligação “Reage Tocantins”, realizou (18) sua primeira reunião do grupo. O evento reuniu cerca de 80 mulheres, entre líderes e esposas dos candidatos que compõe a coligação, para propor novas ideias e discutir a participação efetiva na política. O grupo também definiu tarefas e funções e foram colhidas sugestões para o plano de ação.
Candidata a vice-governadora na chapa “Reage Tocantins”, Cinthia Ribeiro, compartilhou sua experiência no encontro, o qual destacou ser a idealizadora. “Comecei com um movimento pioneiro. Construímos um trabalho de formiguinha, que rendeu bons frutos. Queremos chamar as mulheres para participar ativamente da vida pública e que elas possam nos ajudar a construir um Tocantins melhor”, contou.
O “Reage Mulher” pretende promover o fortalecimento e a reafirmação da cidadania feminina na política tocantinense, implantar o Plano de Ação do Movimento Reage Mulher, além de colher propostas para o plano de governo do candidato a governador, senador Ataídes Oliveira (Pros).
De acordo com a coordenadora do movimento, Viviane Fragoso, a política tocantinense necessita que as mulheres tenham voz ativa. “Para isso formamos o Movimento Reage Mulher. Muitas mulheres são políticas, mas não estão na política partidária. Quando deixamos de governar, perdemos a voz. Precisamos sair da zona de conforto e partir para a ação”, afirmou.
Para a Presidente do PROS Mulher, Nazaré Marthins, as mulheres estão com a oportunidade de mudar o rumo do Tocantins. “No governo do senador Ataídes Oliveira as mulheres terão espaço. Para isso nós estamos nos preparando”, disse.
Após os depoimentos e apresentações de todas as candidatas da Coligação, o espaço foi aberto para discussão, na intenção de ouvir a opinião das integrantes. Foram definidas ainda tarefas e funções entre as líderes, chamadas de “mulheres membros”. Por fim, foram colhidas sugestões a serem contempladas no Plano de Ação do Reage Mulher. O próximo encontro do movimento deve acontecer em 20 dias.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15060
Comentários