O Movimento Outubro Rosa continua com a sua programação em Araguaína. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, seguiu com as atividades nessa sexta-feira, 9, na Unidade Básica do Araguaína Sul, e na próxima terça-feira, 13, será em outra UBS no mesmo setor. As atividades do movimento serão realizadas durante o horário de atendimento das UBS.
A dona de casa Belchor de Souza Fernanda, de 66 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a prevenção, fazendo o exame das mamas. “O meu último exame fiz no ano passado. Já estava no tempo de fazer outro. É importante a prevenção e cuidar da nossa saúde”, disse dona Belchor.
Outra que se preocupou em fazer o preventivo foi a dona de casa Josiane da Cruz Tristão Wanderley, 29 anos. “Sempre faço a prevenção a cada seis meses. Agora aproveitei a campanha para fazer o deste semestre”, explicou.
Até as 17 horas, na UBS do Araguaína Sul, as mulheres vão receber orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce, autoexame e tratamento do câncer de mama.
Programação
Na próxima terça-feira, 13, a partir das 8 horas, terá a visita aos comércios da Avenida Cônego João Lima. Nesse mesmo dia, também será realizado o Dia “Rosa” na UBS Avany Galdino da Silva, no Setor Araguaína Sul.
No dia seguinte, quarta, 14, terá visita ao comércio da Avenida Cônego João Lima; e outra palestra na Prefeitura, Centro; a partir das 8 horas. Durante o dia, nas UBS do Bairro de Fátima e do Setor Cimba terá o “Dia Rosa”.
No dia 17, sábado, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), está programada a Vitrine Rosa, as lojas parceiras do Movimento vão enfeitar as vitrines com o tema.
Sobre o câncer de mama
A doença está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.
Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.
Comentários