PALMAS - O corpo do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Eudoro Pedroza, que faleceu às 21 horas desse sábado, 3, ficou no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia (GO), das 6h às 17h de domingo. Depois, seguiu em cortejo para a cremação, que ocorreu ontem, 5.
Eudoro estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde as 19 horas de sexta-feira, 2. Ele tinha 74 anos e sofria de câncer no pulmão. A doença foi descoberta no final de fevereiro. O secretário deixa mulher e três filhas. O governador Marcelo Miranda (PMDB) e a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda (PMDB) confirmaram ida a Goiânia para acompanhar o velório. Outras autoridades e amigos também se dirigiram para a capital goiana.
A família trará as cinzas do secretário para uma missa em Palmas na sexta-feira, 9. As cinzas serão jogadas sobre as dunas do Jalapão, o que era um desejo de Eudoro, que mantinha na região, há dez anos, um importante programa social. Seu amor pelas comunidades da região do Jalapão e os projetos sociais renderam a Eudoro Pedroza o Título de Cidadão Jalapoense. Muito querido pelos moradores, é frequentemente citado como “Embaixador do Jalapão”.
Nascido em Goiânia, Eudoro Pedroza era graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1965). Por 20 anos se dedicou à advocacia, além de ser empresário no ramo de bebidas. Mudou-se para o Estado do Tocantins em 1982.
Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás. Também, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás, deputado estadual pelo Tocantins de 1991 a 1995, secretário de Governo do Estado do Tocantins, secretário de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins em 2006, conselheiro do Sebrae de Goiás e Tocantins, deputado federal, vice-presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Skol e presidente do Diretório Regional do PMDB do Tocantins.
Fundou várias Associações Comerciais, inclusive no então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Construiu o prédio da Associação Comercial e Industrial de Goiás, que leva o nome do seu pai Santino Lyra Pedroza.
Em 2010, Eudoro foi eleito primeiro suplente de senador do hoje governador Marcelo Miranda (PMDB). Porém, Marcelo foi impedido pela Justiça Eleitoral de tomar posse, e a vaga ficou com o terceiro colocado, senador Vicentinho Alves (PR).
Em 1992, ele, que foi um dos principais quadros históricos do PMDB, concorreu na primeira disputa pela Prefeitura de Palmas. A eleição foi vencida pelo hoje deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB). De 2010 a 2014, Eudoro atuou como diretor executivo da Temar e Cemar.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15425
Morre Eudoro Pedroza
Em memória, família realizará missa em Palmas na sexta
Comentários