O PDRIS visa promover ações de melhoramento das estradas (vicinais e estaduais pavimentadas e não pavimentadas), bem como da prestação dos serviços públicos e capacitação dos servidores públicos estaduais

(PALMAS-TO) - O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seplan - Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, realizou este ano consultas públicas em 45 municípios do Estado.
A consulta constitui da apresentação detalhada do PDRIS - Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável, à população, com itens como logística, segurança, modernização da administração, capacitação e apoio a populações frágeis. Construção da Agenda de Desenvolvimento, onde são enfatizados diversos pontos a serem melhorados, como escolas, postos de saúde, arranjos produtivos e a priorização de trechos das estradas vicinais, que são eleitos pelos moradores.
De acordo com o secretário de Planejamento, Francisco Martins de Araújo Neto, "o Governo busca conhecer as demandas e particularidades de cada município, pois as realidades e necessidades são diferentes". Por este motivo, segundo o secretário, as consultas são primordiais, uma vez que o povo define o que será feito com a verba.
O PDRIS tem o objetivo de estimular o desenvolvimento das cidades tocantinenses com melhores transportes, maior oferta de serviços públicos, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios. Alinhado com essa estratégia de longo prazo, o novo Plano Plurianual fortalecerá a competitividade para estimular o crescimento econômico, garantindo a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. O Projeto visa eliminar cerca de 2.600 pontos críticos em estradas vicinais municipais; construção de pontes, bueiros e drenagem.
Para execução das obras, o Governo do Estado realizou a contratação de operação de crédito do Tocantins, junto ao Bird - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento no valor de US$ 300 milhões, com contrapartida de US$ 75 milhões do Estado, que foi aprovado no dia 12 de novembro pelo Senado.
O Tocantins tem uma população de 1,3 milhão de habitantes entre os quais grupos vulneráveis que englobam 13 mil indígenas e 7,5 mil quilombolas, que são comunidades descendentes de escravos. Possui ainda excepcionais recursos ambientais que abrangem extensas áreas preservadas. Embora a economia do Tocantins tenha registrado um constante aumento nas taxas de crescimento, a renda per capita ainda ocupa a 16ª posição entre os estados brasileiros. (Thaís Souza)