(PALMAS-TO) - Mais mudanças no primeiro escalão do governo Siqueira Campos (PSDB) estão em curso. A reformulação que está sendo feita no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) inclui também a substituição do presidente do órgão, Olímpio Mascarenhas.
Quem vai assumir o lugar de Mascarenhas é a ex-prefeita de Brejinho de Nazaré e atual subsecretária de Pesca e Aquicultura, Miyuki Hiashida. O anúncio oficial da mudança está programado para acontecer nesta semana. Olímpio Mascarenhas assumirá o cargo de Miyuki na Secretaria de Agricultura (Seagro).
Miyuki inclusive se reuniu nessa terça-feira, 13, com diretores e coordenadores do Ruraltins, para compartilhar algumas das mudanças que ocorrerão no órgão. Segundo fontes palacianas, a gestão de Mascarenhas à frente do Ruraltins não tem agradado os servidores, que se queixam que o órgão está parado e “sucateado”. É a sexta vez em menos de dez meses que secretários estaduais do governo Siqueira Campos são exonerados ou trocam de pasta. As mudanças já aconteceram na Comunicação, Igeprev, Procuradoria Geral, Fazenda e Segurança Pública.

Transversalidade
A imprensa, Olímpio Mascarenhas confirmou a mudança no comando do Ruraltins, e atribuiu a substituição à transversalidade adotada pelo governo do Estado. “Seguindo a transversalidade adotada pelo governo, houve alguns remanejamentos, que fazem parte dos ajustes dentro do governo. É normal dentro da gestão de um Estado que o governador Siqueira Campos pegou, em uma situação difícil”, afirmou.
Sobre as insatisfações de servidores, Olímpio justificou afirmando que a demissão de mais de 15 mil servidores comissionadas realizada pelo governo em fevereiro afetou a realização dos trabalhos do Ruraltins, e que a solução para a demanda é a realização do concurso do Quadro Geral. “O Ruraltins precisa hoje de cerca de 400 servidores para suprir a demana de mais de 50 mil famílias e os programas do governo. É um órgão grande, com 92 escritórios municipais, que atendem a todo o estado”, afirmou.