(Colinas-TO) - O ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, aceitou convite do superintendente regional do DNIT no Tocantins e junto com o senador João Ribeiro e comitiva participam nesta quinta-feira, 21, em Palmas da inauguração da travessia urbana da BR 153 na altura do trevo de Colinas.
Foram construídos pelo DNIT cerca de cinco quilômetros de rodovia duplicada no perímetro urbano do município com construção de ruas laterais, viaduto em formato circular com passagem de pedestres para absorver o fluxo interno da cidade. A obra exigiu investimentos federais de R$ 39 milhões.
O ministro Paulo Sérgio Passos fez questão de estar presente ao evento “pela oportunidade de rever um dos estados que mais cresce no país e para discutir outros projetos com autoridades locais”. Um dos contatos previstos é com o superintendente regional Amauri de Souza, responsável pelas ações do DNIT no Estado. O diretor geral do DNIT, general Jorge Fraxe também faz parte da comitiva que acompanha o ministro.
Na agenda do ministro em Palmas consta ainda um jantar que será oferecido pelo governador do Estado, Siqueira Campos.
Recursos Federais
A travessia urbana se justifica pela importância histórica e acelerado crescimento de Colinas. Atualmente, a cidade conta com a instalação de grandes projetos industriais como a indústria de calçados Mariner, a maior da região norte do país. Uma outra justificativa para o direcionamento de recursos federais para a obra no Tocantins, é que nas proximidades de Colinas foi construído um dos maiores pátios da Ferrovia Norte Sul responsável por exemplo pelo escoamento de soja da região centro-oeste para o Porto de Itaquí (MA) no Maranhão. Apenas para aquele pátio da Norte Sul, circulam mais de 100 caminhões de 40 toneladas de grãos por dia. A obra também facilitará o entroncamento da TO-230, com a TO 335.
Seu Barros
A obra também trará maior segurança à população, reduzindo os riscos de acidentes. Durante a inauguração, será lembrada a perda de muitas vidas, como por exemplo, a de Seu Barros (Antonio de Souza Barros), pioneiro em Colinas, que morreu atropelado em 2009 com 81 anos, a poucos metros de onde hoje está sendo inaugurada uma passarela para pedestres.
Além de Colinas, outros municípios a beira da BR 153 terão obras de duplicação com recursos federais, inauguradas em breve: Gurupi, Guaraí, Nova Rosalândia, Fátima, Figueirópolis e Miranorte.
Comentários