(Paraíso-TO) - A Travessia Urbana de Colinas, obra lançada em fevereiro de 2010, custou cerca de R$ 39 milhões, foi oficialmente entregue pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, na manhã desta sexta-feira, 22, durante solenidade na cidade de Colinas. Conforme o ministro, além dessa travessia, estão sendo finalizadas outras quatro obras financiadas pelo Departamento de Nacional de Trânsito (Dnit). A obra tem quatro quilômetros de extensão entre os quilômetros 241 e 245 da BR-153, sendo composta por uma passarela e duas passagens de nível inferior tipo viaduto.
Paulo Sérgio afirmou que pretende entregar ao Tocantins, ainda este ano, as travessias de Guaraí, Miranorte, Nova Rosalândia e Fátima, que já estão em fase de construção. Ainda conforme o ministro, a travessia de Figueirópolis já está em processo de licitação e já existem demandas com relação às travessias de Fortaleza do Tabocão e Nova Olinda. “Esse é um estado que precisa de infraestrutura para crescer e se desenvolver. Queremos que as atividades de transportes ocorram sem ceifar vidas humanas”, disse.
Além disso, conforme explicou Paulo Sérgio, o ministério vem estudando uma alternativa para fazer a duplicação da BR 153 de Goiás ao Tocantins. Questionado sobre a construção da ponte que vai ligar o Tocantins ao Estado do Pará, a partir da cidade de Xambioá, o ministro afirmou que deseja que as obras comecem até agosto. “O pedido já foi encaminhado ao Dnit em Brasília e o orçamento já está praticamente pronto. Eu tenho a expectativa de que em torno de agosto a gente possa já trabalhar com a ordem de serviço para a execução desta obra”, disse.
“Há mais de dez anos começamos essa luta para conseguir os recursos para essa obra tão sonhada. Muita gente já não acreditava mais que essa obra sairia”, disse.
Conforme o vice-governador, João Oliveira (PSDB), a obra é um grande apoio para a cidade de Colinas. “O Dnit tem prestado um grande trabalho que se iniciou no governo [ex-presidente] Lula [PT] e agora está tendo continuidade no governo de Dilma [PT]”, disse.
Na comitiva
Ao chegar ao Tocantins a comitiva do ministro, saiu do aeroporto para o Palácio Araguaia. Na ocasião, o ministro destacou as obras federais em andamento no Tocantins, a exemplo das travessias urbanas e da Ferrovia Norte-Sul. “Estamos finalizando para que a Ferrovia vá até Anápolis e também a Estrela do Oeste (São Paulo)”, disse.
Segundo ele, o Tocantins é um estado privilegiado pela localização, pelo território e pelas vias que o cortam. “Olhamos para o Estado e vemos um potencial”, afirmou.
Comentários