O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou ao senador Ataídes Oliveira (PSDB) que estará no Tocantins para apresentar medidas contra o caos na saúde do Estado. Em audiência com o ministro na tarde dessa quinta-feira, 25, o senador recebeu do ministro a informação que já foi determinado por ele que equipe técnica faça análise da situação da saúde tocantinense.
O ministro se comprometeu em estar pessoalmente até o dia 15 de setembro em Palmas para apresentar o resultado desses estudos e as medidas práticas sobre o problema. Atualmente, além da greve dos médicos, os hospitais tocantinenses sofrem com desabastecimento de materiais, insumos e até mesmo comida. Por alguns dias os pacientes ficaram sem alimentação, que só foi retomada graças a doações da comunidade.
Depois de detalhar a gravidade dos problemas enfrentados nas unidades de atendimento médico e hospitalar do Tocantins e salientar o que ele chama de "falta de competência" e até mesmo "omissão" do governo estadual diante do cenário caótico na área de saúde, Ataídes solicitou ao ministro Ricardo Barros a adoção de medidas urgentes e especiais, como a intervenção federal na administração da saúde do Tocantins.
Resgate da dignidade
O ministro recebeu com preocupação as informações levadas pelo presidente do PSDB/TO, e agendou uma visita pessoal ao Estado entre os dias 10 e 15 de setembro. Até lá o Ministério irá estudar a melhor forma de enfrentar o problema, que ele reconheceu "ser da maior gravidade".
"Vamos resgatar a dignidade do nosso sistema de saúde. Os tocantinenses merecem respeito, o atendimento médico e hospitalar é um direito de todos", ponderou o senador Ataídes após o encontro. Ele afirmou, também, que continuará acompanhando com atenção máxima todos os desdobramentos da crise no sistema de saúde estadual.
Comentários