(Araguatins-TO) - A 2ª Carreta da Saúde - "Saúde Cidadã, Saúde da Mulher", do governo do Estado, que irá atender 64 municípios da região norte do Tocantins, está facilitando a vida de diversas mulheres da cidade de Araguatins. Como Maria Dinorá Santos, 62 anos que nunca fez exame de mama é será atendida na carreta, onde poderá fazer ainda ultrassonografia e preventivo do colo do útero. A Carreta foi entregue nesta sexta feira, 16, pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o Governador do Estado, Siqueira Campos. A unidade móvel já iniciou os atendimentos na cidade.
Outra beneficiada pela Carreta é Dona Antonia Maria da Silva, 62 anos, moradora do Assentamento PA Maringa, da cidade Araguatins. Ela nunca fez exames de mama e preventivos. "Já tive 10 filhos em casa, nunca fiz nenhum preventivo. A gente que mora na zona rural tem dificuldade de fazer os exames, e muitos não tem aqui na cidade, com a carreta fica mais fácil venho aqui e faço tudo que preciso", disse Antônia.
Para a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, a entrega da 2ª Carreta é a confirmação da importância que a Saúde tem para o governo do Estado, que investe na assistência com grandes obras na rede hospitalar, sem deixar de lado a prevenção das doenças. "Em 2012 fomos o 2º Estado que mais investiu em Saúde no país, este ano seremos o 1º com quase 25% dos recursos do tesouro do Estado, fora os financiamentos para as grandes obras na rede hospitalar com a construção do Hospital de Araguaína, Hospital de Gurupi, Ampliação do HGP, Ambulatórios de Especialidades Médicas e as reformas de toda nossa rede hospitalar, ou seja, mais de R$ 400 milhões de investimentos nos próximos dois anos", afirmou a secretária.
Esta é a segunda Unidade Móvel entregue no Estado. A primeira carreta foi entregue no mês de maio e está atendendo a região central do Tocantins, onde já foram realizados mais seis mil exames. A carreta já passou pelos municípios de Palmas, Lagoa da Confusão, Silvanópolis, Santa Rosa, Pindorama, Ponte Alta do Bom Jesus e Combinado, Aurora do Tocantins, Cristalândia e Arraias.
Cada carreta tem um custo mensal de cerca de 290 mil reais, recursos oriundos do tesouro do Estado, que inclui o pagamento dos profissionais (motorista, dois ultrassonografistas, dois técnicos em radiologia e um médico radiologista) materiais e combustível.
O governo do Estado pretende entregar para a população três carretas no total, para realização de exames, beneficiando mais de 40 mil mulheres no Tocantins. As carretas facilitam a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, podendo aumentar em 90% as chances de cura da paciente.
Em Araguatins, a entrega aconteceu na Câmara Municipal de Araguatins com a presença da população, senadores do Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos e secretários das cidades beneficiadas.
Como funciona
A carreta atenderá todas as mulheres em diversas faixas etárias. Para rastreamento do câncer as mulheres acima de 45 anos terão direito a todos os exames oferecidos sem o encaminhamento médico.
Os agendamentos estarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde, para as mulheres acima de 45 anos os agendamentos são feitos diretamente na Carreta, pois nesta faixa etária não necessita de encaminhamento médico para realizar os exames ofertados.
O resultado dos exames ficam prontos dentro de 3 a 4 dias e a intenção da Secretaria de Estado da Saúde é que durante a permanência da carreta móvel na cidade, a mulher já tenha, além dos exames, o encaminhamento para o tratamento. A Carreta tem capacidade de realizar 50 mamografias, 50 ultrassonografias e 50 coletas de exames preventivos de câncer de útero por dia.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14784
Comentários