(BRASÍLIA-DF) - Positivamente a audiência com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, resultou num belo "puxão de orelhas" no governador Sandoval Cardoso (SD) durante audiência realizada na terça-feira, dia 3, em Brasília. Teixeira recomendou agilidade na instalação de cisternas do programa Água para Todos, que está atrasado no Estado. Participaram da audiência o senador Vicentinho Alves (SD), o deputado César Halum (PRB) e dirigentes estaduais.
Conforme o ministério, até agora só foram instaladas pouco menos de 10% do total de 11.350 cisternas previstas para o Estado. Teixeira também ouviu explicações sobre o incêndio criminoso que destruiu 270 cisternas no município de Taguatinga.
O governador atribuiu o atraso a problemas técnicos na instalação das cisternas, que não seguiu o modelo padronizado no programa em todo o País, devido a características diferenciadas das moradias do interior do Tocantins. O teto de palha em muitas delas impede a coleta de água em calhas, obrigando a construção de uma estrutura de coleta própria sobre a cisterna.
PARA NÃO PREJUDICAR A POPULAÇÃO
O ministro recomendou que o Estado agilize o programa com os recursos já disponíveis para não prejudicar a população que depende dessa ajuda para enfrentar os rigores da seca. O período mais crítico da seca ocorre nos meses de agosto e setembro.
O governador reafirmou o compromisso de concluir a instalação das cisternas em todo o Estado até dezembro de 2014 e disse que as investigações do incêndio estão avançadas e a Polícia Civil deve concluir o inquérito em alguns dias.
O principal suspeito já está preso por ordem judicial. Agora são apuradas as circunstâncias e a motivação do crime. Teixeira acionou a Polícia Federal para acompanhar as investigações. (Com informações da Ascom do Ministério da Integração Nacional)
Comentários