Ministra Ideli se despede de João Ribeiro ao lado do governador Siqueira e de Eduardo

(PALMAS-TO) - A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esteve em Palmas na manhã desta quinta-feira, 19, para se despedir do senador João Ribeiro (PR), falecido nessa quarta-feira, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de um AVC. Ela veio representando a presidente Dilma Rousseff.
Em rápida entrevista aos jornalistas no Palácio Araguaia, onde ocorre o velório, a ministra, que chegou ao velório acompanhada do governador Siqueira Campos (PSDB) e do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, destacou a parceria que existia entre João Ribeiro e a presidente Dilma Rousseff. "A morte dele nos afeta profundamente, porque o João Ribeiro era um parceiro de todas as horas", disse a ministra.
Ela ainda citou palavras do líder sul-africano Nelso Mandela, falecido no dia 5: "As pessoas que fazem o bem conquistam o direito de descansar pela eternidade, e o senador conquistou pelo bem que fez ao Tocantins e ao Brasil".
Ideli abraçou e consolou a viúva do senador, Cinthia Ribeiro, e a deputada estadual Luana Ribeiro (PR), ambas ainda muito abaladas pela perda. Também veio com a ministra um dos principais líderes do PR nacional, deputado federal Luciano Castro.

"Não consigo falar"
A ministra permaneceu cerca de uma hora no velório e ficou quase todo o tempo junto ao corpo de João Ribeiro. Foi acompanhada pelo governador até o carro que a levou embora. Siqueira disse não conseguir falar no momento. "Estou muito consternado. Não consigo falar", expressou.
Para Eduardo Siqueira, não há mais o que ser dito. "É um momento de muita dor. Não há mais o que ser dito, não cabem mais palavras para expressar. Agora ficam só as lembranças e a saudade", lamentou. Outras autoridades e personalidades, dentre elas, o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) e o deputado estadual Marcelo Lelis (PV), que disse acreditar que a morte de João Ribeiro representa "a maior perda já acontecida no Estado". "Não menosprezando os outros, mas esta é de fato nossa primeira grande perda", avaliou.
João Ribeiro foi velado no hall de entrada do Palácio Araguaia, em Palmas, onde foi realizada missa de corpo presente às 11 horas e seu enterro aconteceu às 17 horas, no Cemitério Jardim das Acácias.