(PALMAS-TO) - A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esteve em Palmas na manhã desta quinta-feira, 19, para se despedir do senador João Ribeiro (PR), falecido nessa quarta-feira, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de um AVC. Ela veio representando a presidente Dilma Rousseff.
Em rápida entrevista aos jornalistas no Palácio Araguaia, onde ocorre o velório, a ministra, que chegou ao velório acompanhada do governador Siqueira Campos (PSDB) e do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, destacou a parceria que existia entre João Ribeiro e a presidente Dilma Rousseff. "A morte dele nos afeta profundamente, porque o João Ribeiro era um parceiro de todas as horas", disse a ministra.
Ela ainda citou palavras do líder sul-africano Nelso Mandela, falecido no dia 5: "As pessoas que fazem o bem conquistam o direito de descansar pela eternidade, e o senador conquistou pelo bem que fez ao Tocantins e ao Brasil".
Ideli abraçou e consolou a viúva do senador, Cinthia Ribeiro, e a deputada estadual Luana Ribeiro (PR), ambas ainda muito abaladas pela perda. Também veio com a ministra um dos principais líderes do PR nacional, deputado federal Luciano Castro.
"Não consigo falar"
A ministra permaneceu cerca de uma hora no velório e ficou quase todo o tempo junto ao corpo de João Ribeiro. Foi acompanhada pelo governador até o carro que a levou embora. Siqueira disse não conseguir falar no momento. "Estou muito consternado. Não consigo falar", expressou.
Para Eduardo Siqueira, não há mais o que ser dito. "É um momento de muita dor. Não há mais o que ser dito, não cabem mais palavras para expressar. Agora ficam só as lembranças e a saudade", lamentou. Outras autoridades e personalidades, dentre elas, o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) e o deputado estadual Marcelo Lelis (PV), que disse acreditar que a morte de João Ribeiro representa "a maior perda já acontecida no Estado". "Não menosprezando os outros, mas esta é de fato nossa primeira grande perda", avaliou.
João Ribeiro foi velado no hall de entrada do Palácio Araguaia, em Palmas, onde foi realizada missa de corpo presente às 11 horas e seu enterro aconteceu às 17 horas, no Cemitério Jardim das Acácias.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14885
Ministra Ideli Salvatti diz que João Ribeiro era "parceiro de todas as horas" da presidente Dilma
Ela cita Mandela ao lembrar frase do líder sul-africano: "Pessoas que fazem o bem conquistam o direito de descansar pela eternidade"
Comentários