(Araguaína-TO) - O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou na quinta-feira, 6, ação contra os bancos do Brasil e Bradesco por falhas na prestação de serviços à população de Araguaína, região norte do Estado. O órgão estadual solicita ao Poder Judiciário que conceda liminar para que, no prazo de dez dias, os bancos cumpram uma série de medidas, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 mil.
Segundo a promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D’Alessandro, os bancos vêm causando transtornos aos seus clientes, principalmente em virtude da inoperância dos caixas eletrônicos para saque. De acordo com ela, neste ano foram redigidos 11 autos de infração em face das agências do Banco do Brasil e seis das agências do Bradesco.
De acordo com o Ministério Público, o desabastecimento dos terminais de autoatendimento dos bancos tem se repetido sistematicamente nos fins de semana, feriados e nos dias de pagamento do funcionalismo público. “Não restou outra medida ao Ministério Público senão a proposição da Ação Civil Pública para a defesa do direito individual dos usuários desses serviços, pois há evidências de vício de qualidade”, ressaltou.
Entre as medidas a serem adotadas pelas duas instituições estão o abastecimento dos caixas eletrônicos para atender os consumidores na realização de saque nos feriados, finais de semana e datas de pagamento do serviço público, o reabastecimento diário dos terminais de autoatendimento para impressão de cheques, saldos e similares, bem como o estabelecimento de medidas para que os usuários não permaneçam mais do que 30 minutos em filas para atendimento, em horários de pico.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15155
Ministério Público ajuíza ação contra Banco do Brasil e Bradesco em Araguaína por causa do desabastecimento de caixas eletrônicos
Órgão quer liminar para que, no prazo de dez dias, instituições financeiras cumpram uma série de medidas, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 mil
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