(PALMAS-TO) - Em um ano, o Governo do Tocantins conseguiu reorganizar os atendimentos prestados na área da saúde. Agora, a meta é transformar o Estado em referência na área de alta complexidade para o Norte do país. O caminho: promover melhorias em Palmas, Araguaína e Gurupi, que refletirão positivamente nas demais cidades e na região.
Para tanto, o Estado está buscando compensações junto ao Governo Federal, quanto à grande demanda de pacientes do Pará e Maranhão que recorrem aos hospitais do Tocantins. Ao mesmo tempo, o Governo viabiliza a construção dos hospitais regionais de Araguaína e Gurupi.
“Já temos garantido R$ 50 milhões para a construção do Hospital Regional de Gurupi, sendo que, deste total, já foi documentada a liberação da metade junto à Caixa Econômica Federal e de mais R$ 21 milhões para serem investidos no Hospital Regional de Araguaína”, informou o secretário estadual da Saúde, Raimundo Pires.
Paralelamente à parte financeira, a Secretaria da Infraestrutura trabalha na conclusão dos projetos arquitetônicos. “Este hospitais são o primeiro passo para consolidarmos a alta complexidade no Tocantins”, completou o secretário.
Compensação
Ao falar sobre a região, Raimundo Pires citou que pretende trabalhar pela formação de uma rede interestadual entre o Tocantins, Pará e Maranhão. “Isso para que haja compensações por atendimentos àqueles pacientes que vêm desses estados para serem atendidos aqui, o que fará uma grande diferença em termos de investimentos, pois temos uma carga muito pesada de pessoas que vêm de fora. Saúde é isso, quanto mais melhoramos a qualidade do atendimento mais a demanda aumenta”, afirmou.
Investimentos
O Estado do Tocantins pretende transformar a compensação pelo atendimento aos pacientes de outros estados em investimentos por parte do Ministério da Saúde. “Já estivemos em Brasília e recebemos do ministro (Alexandre Padilha) e toda sua equipe o compromisso para aumentarmos nosso teto, pois somos o Estado que mais investe em saúde no Brasil. Em 2011 investimos 18% só em saúde e o Ministério é consciente desse percentual. Em virtude do nosso desempenho temos chances reais de conseguirmos mais recursos”, enfatizou o secretário.
Outros investimentos são aguardados como resultado da missão oficial empreendida ao Japão em 2011, quando foi negociado empréstimo junto ao JBIC - Japan Bank For International Cooperation para aquisição de equipamentos.
Conquistas
Ao olhar para o futuro, o secretário aponta algumas conquistas alcançadas em 2011, em especial o aumento em mais de 31% o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva - UTIs e de Unidades Intermediárias – Uis. “Ampliamos os serviços de alta complexidade do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) e do Hospital e Maternidade Dona Regina, inauguramos este serviço em Araguaína e estaremos inaugurando mais 10 leitos em Gurupi”, finalizou o secretário da Saúde, comemorando as conquistas como garantias de um futuro melhor. (SECOM-TO / Aldenes Lima)
Comentários