Em 1997 a Mercedes-Benz foi a primeira marca de luxo a produzir um utilitário esportivo com vocação urbana: o Classe M (ou ML como ficou conhecido em alguns mercados), que agora foi substituido pelo GLE, fez com que a concorrência tivesse que se mexer rápido.
Apesar da presença da linha Range Rover da Land Rover como um expoente de SUV de luxo, a Mercedes foi a primeira marca de carros de passeio a invadir este mercado. Por causa dele surgiram modelos como Volvo XC90, Audi Q7 e BWM X5.
Com a atual moda dos utilitários esportivos e a multiplicação da oferta de modelos (a Mercedes-Benz, por exemplo, conta com cinco) abre-se espaço para novos segmentos próximos. Por isso, a marca alemã se prepara para ser a primeira fabricante considerada premium a contar com uma picape em seu portfólio.
Apesar disso, a marca afirma que suas concorrentes serão Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Toyota Hilux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton. A expectativa é que a picape chegue às ruas no final de 2017. O posicionamento da picape Mercedes será equivalente ao dos seus veículos de passeio, ou seja, entregará itens a mais de requinte e sofisticação por um preço, obviamente, maior. O modelo terá vocação urbana e poderá, até mesmo, ter carroceria monobloco, com a picape média da Fiat e a Renault Oroch, posicionadas em uma categoria abaixo da novidade da Mercedes.
A picape deverá ser vendida em todo o mundo, com ênfase na Europa e, principalmente, nos Estados Unidos, território fértil para modelos do tipo. Há boas chances do modelo ser produzido, também, na América do Sul. Nesse contexto, há duas possibilidades: uma seria fabricar o carro na fábrica Argentina da marca, de onde sai a van grande Sprinter e, até o final de 2015, a van de porte médio Vito. A outra, na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP), onde são feitos caminhões. Em ambos os carros, isso ocorreria somente em um distante 2020.
Novo Jeep Renegade
O Novo Jeep Renegade chega ao mercado nacional com grande potencial para ser o líder do segmento de utilitários esportivos. Pelo menos é esse o objetivo da marca americana, que retorna ao mercado brasileiro como produtor. A história com o Brasil é longa e remonta ao ano de 1954 com a Willys. No entanto, a relação com Pernambuco é ainda maior, pois o estado nordestino produziu o velho jeep em Jaboatão, nos anos 60.
Disponível nas versões Sport, Longitude e Trailhawk, o Novo Jeep Renegade tem preços entre R$ 69.900 e R$ 116.900, enquadrando-se no segmento de utilitários esportivos compactos e ocupando uma parte da faixa do segmento superior com as versões mais completas. Bem equipado e com visual robusto, o modelo chega para impactar positivamente o mercado, que até então contava com poucas opções.
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