PALMAS - Pouco mais de 13 mil das aproximadamente 80 mil propriedades rurais do Tocantins estão formalizadas no CAR (Cadastro Ambiental Rural). O número corresponde a 32,12% da área cadastrada em todo o Estado, conforme informações do governo estadual. O prazo vence apenas no próximo ano. O governo estadual anuncia que garante aos pequenos proprietários rurais procedimentos para a concretização do cadastro.
O benefício seria dado a pequenas propriedades rurais (até 320 ha), ou seja, de 0 a 4 módulos fiscais no Tocantins. Essas áreas, conforme anúncio do governo, deverão consultoria e assistência técnica gratuita para a inscrição no CAR. Apesar do anúncio do governo, o site Norte Agropecuário ouviu produtores que reclamaram da falta de informações e orientações para fazer o cadastro. O Executivo tocantinense firmou contrato de R$ 3 milhões com uma empresa para fornecer imagens via satélite, que serão utilizadas no CAR.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) informou que até o dia 10 deste mês, o CAR atingiu 57% da área passível de cadastro. A instituição informou ainda que as regiões que estavam com menor adesão tiveram um incremento considerável. A região com maior porcentual coberto pelo CAR até junho era a Norte, com 76,52%. A pior era a Sul, com 19,87%. O Nordeste estava com 23,01%; Centro-Oeste com 53,82% e Sudeste com 48,72%.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15363
Menos de um terço das áreas rurais do Estado do Tocantins tem Cadastro Ambiental
Região norte tem maior cobertura em todo o país
Comentários