(Brasília-DF) - O Ministério da Saúde (MS) divulgou uma lista com 23 municípios do Bico do Papagaio onde médicos que optarem por atuar na atenção básica desses locais, consideradas mais carentes, terão abatimento de até 100% no crédito do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira, 26.
Além disso, segundo informou o MS, os médicos recém-formados que optarem por fazer residência médica em uma da cidades, terão ainda extensão do prazo de carência do Fies. Essas áreas de atuação serão cirurgia do trauma, medicina de urgência, neonatologia e psiquiatria da criança e da adolescência.
De acordo com o MS, os municípios foram definidos com base na população em extrema pobreza, população beneficiária do Bolsa Família e população Rural, sendo que em cada estado estão incluídos, no mínimo, 10% de seus municípios com maior grau de carência e dificuldade de retenção de médico. O MS alerta que os médicos que ingressarem nas regiões prioritárias, após um ano de trabalho, terão 1% ao mês de abatimento na dívida do Fies, sendo que os próprios municípios serão responsáveis pela contratação dos médicos, lembrando que não haverá uma seleção nacional. Os contratos serão firmados diretamente entre médicos e gestões municipais.
Para ter direito a vaga, o profissional deverá estar devidamente cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Scnes) e, ainda, informar ao ministério, através de formulário digital disponibilizado pelo Departamento de Atenção Básica, o início, término ou interrupções de sua atuação no município priorizado. (Com informações do Ministério da Saúde)
Municípios
Angico / Araguatins / Axixá do Tocantins / Buriti do Tocantins / Cachoerinha / Carrasco Bonito / Esperantina / Darcinópolis / Itaguatins / Luzinópolis / Maurilândia do Tocantins / Nazaré / Palmeiras do Tocantins / Praia Norte / Riachinho / Sampaio / Santa Terezinha do Tocantins / São Bento do Tocantins / São Miguel do Tocantins / São Sebastião do Tocantins / Sítio Novo do Tocantins / Wanderlândia.
Comentários