É neste período do ano que os técnicos recomendam aos produtores o aproveitamento do excesso de forrageiras produzidas durante a estação das águas, destinando-as para a produção de ensilagens. O mesmo acontece com o milho e sorgo, quer aproveitando excedentes da safra anterior ou aproveitando-se da safrinha que ocorre nessa época do ano. Isso porque, com a perspectiva de um período de clima seco quando o Inverno chegar, ou, principalmente, quando a estiagem for prolongada, poderá faltar alimento para o gado.
A ensilagem, respeitando os princípios básicos para bem prepará-la, conforme advertem os técnicos, é uma das técnicas mais difundidas para “guardar e preservar” o volumoso. Dentro desse princípio, a Matsuda Equipamentos produziu um equipamento simples e versátil, o Silo Fácil Salsichão Matsuda, que é acionado pela tomada de força do trator e equipado com uma esteira própria para abastecimento contínuo.
Possui também aplicador de inoculantes, inoculando 100% da matéria a ser armazenada, por meio de jato direcionado e rosca sem fim para a armazenagem e compactação das Silagens ao Silo Salsichão.
O princípio técnico do Silo Fácil Salsichão otimiza a ensilagem com alto grau de compactação, evitando a entrada de ar no silo e garantindo maior qualidade da mesma, juntando todas as etapas em uma única operação com o mais baixo custo e benefício. O Silo Salsichão, por sua vez, é fabricado em polietileno flexível em três camadas, em 140 micras, com aditivo absorvedor de radiação UV. Possui tecnologia de armazenamento que permite um longo período de tempo exposto às maiores exigências climáticas, tendo como uma das principais vantagens, a manutenção das características de qualidade originais da silagem armazenada.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15533
Comentários