(PALMAS-TO) - Com o slogan Cuidar do que temos, crescer com qualidade, a Chapa 1, composta pelos professores Márcio da Silveira e Isabel Auler, ganhou a eleição para a Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com 54,8% dos votos.
A chapa 2, composta pelo atual vice-reitor José Expedito Cavalcante e o professor Aurélio Picanço, ficou com 45,45% dos votos. O processo eleitoral contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, que cedeu 38 urnas, para os campi. De acordo com o presidente da comissão eleitoral “Foi um trabalho muito intenso com a ajuda de mais de 150 voluntários da comunidade universitária, isso promoveu a qualidade desta eleição, que correu na normalidade sem nenhum problema”, destacou7.
Dos 16 mil eleitores, apenas 6.465 [ou 40,4% do total], entre alunos, professores e técnicos, foram às urnas escolher a nova equipe de Reitoria nessa terça-feira, 10, nos campi de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto e Tocantinópolis. O novo reitor, Márcio da Silveira, e seu vice, Isabel Auler, comandarão a UFT até 2016.
O organização do processo eleitoral foi realizada pela Seção Sindical dos Docentes (SESDUFT), o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT) e o Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos (SINTAD/UFT), que decidiram ter o mesmo valor o voto das classes.
Segundo a UFT, a Comissão Central deverá publicar o relatório conclusivo das atividades até a sexta-feira. O resultado será entregue ao Conselho Universitário (Consuni), elaborará uma triplíce, com os nomes dos dois candidatos e mais um de escolha do conselho. O documento deverá ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) até dia 9 de maio. Após a nomeação da presidente Dilma Roussef, a nova equipe será empossada.