Comitiva de Agricultura Familiar do Maranhão em reunião com gestores baianos

Uma comitiva do Governo do Maranhão, coordenada pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, se reuniu com gestores da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), na quinta-feira (1º), quando conheceu experiências de desenvolvimento rural realizadas na Bahia.
Entre as ações analisadas por gestores dos dois estados, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que está sendo colocado em prática em 27 Territórios de Identidade da Bahia. O objetivo é articular as políticas públicas e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.
Adelmo Soares falou da iniciativa do governo Flávio Dino em trocar experiências com outros estados. “Na Bahia, o Governo do Estado está conhecendo a experiência territorial, que teve grandes avanços”, disse o secretário, explicando que é uma diretriz do governo Flávio Dino a interlocução com experiências exitosas, para que modelos similares possam ser construídos em benefício dos maranhenses.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que recepcionou a comitiva maranhense, o intercâmbio é importante, tanto para a Bahia, quanto para o Maranhão, pois proporciona melhorias para os povos tradicionais, para as mulheres do campo e para a juventude rural dos dois estados.
Jerônimo Rodrigues explicou que a experiência do Setaf na Bahia é um modelo de descentralização da política pública do estado. “É uma estratégia para os gestores estarem mais próximos da população do campo. Uma equipe técnica da secretaria assumiu o compromisso de estreitar o intercâmbio com o Maranhão na construção de um plano de desenvolvimento rural”. Nessa sexta-feira (2), a comitiva do Maranhão participou da inauguração do décimo quinto Setaf, no município de Irecê (Território de Identidade Irecê) e conheceu a estrutura desse serviço.
Na comitiva maranhense, a secretária-adjunta de Extrativismo da SAF, Luciene Figueiredo; o coordenador de Desenvolvimento Territorial no estado, José Mesquita; e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Agência Estadual Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Pedro Pascoal.
Presentes na reunião, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), além da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG).