Uma comitiva do Governo do Maranhão, coordenada pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, se reuniu com gestores da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), na quinta-feira (1º), quando conheceu experiências de desenvolvimento rural realizadas na Bahia.
Entre as ações analisadas por gestores dos dois estados, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que está sendo colocado em prática em 27 Territórios de Identidade da Bahia. O objetivo é articular as políticas públicas e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.
Adelmo Soares falou da iniciativa do governo Flávio Dino em trocar experiências com outros estados. “Na Bahia, o Governo do Estado está conhecendo a experiência territorial, que teve grandes avanços”, disse o secretário, explicando que é uma diretriz do governo Flávio Dino a interlocução com experiências exitosas, para que modelos similares possam ser construídos em benefício dos maranhenses.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que recepcionou a comitiva maranhense, o intercâmbio é importante, tanto para a Bahia, quanto para o Maranhão, pois proporciona melhorias para os povos tradicionais, para as mulheres do campo e para a juventude rural dos dois estados.
Jerônimo Rodrigues explicou que a experiência do Setaf na Bahia é um modelo de descentralização da política pública do estado. “É uma estratégia para os gestores estarem mais próximos da população do campo. Uma equipe técnica da secretaria assumiu o compromisso de estreitar o intercâmbio com o Maranhão na construção de um plano de desenvolvimento rural”. Nessa sexta-feira (2), a comitiva do Maranhão participou da inauguração do décimo quinto Setaf, no município de Irecê (Território de Identidade Irecê) e conheceu a estrutura desse serviço.
Na comitiva maranhense, a secretária-adjunta de Extrativismo da SAF, Luciene Figueiredo; o coordenador de Desenvolvimento Territorial no estado, José Mesquita; e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Agência Estadual Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Pedro Pascoal.
Presentes na reunião, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), além da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG).
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15423
Comentários