Araújo Júnior, proprietário da Potiguar Peças, fez as alterações requeridas em sua empresa e comemorou junto com a equipe a premiação

Mais duas empresas araguainenses receberam, na manhã desta terça-feira, 26, o Selo Verde, um reconhecimento concedido pela Prefeitura às empresas que se destacam em sustentabilidade. A Potiguar Peças e a Hidráulica Truck Center, agora fazem parte dos 22 empreendimentos que têm o certificado de responsabilidade ambiental no Município.
A certificação propicia às empresas comunicar suas ações ambientais, acessar linhas de crédito exclusivas e, principalmente, beneficiar o planeta com as ações que foram tomadas para obtê-lo. O não cumprimento das leis de proteção ao meio ambiente pode acarretar em autuação, multa e julgamento por crime ambiental. Além do bloqueio ao crédito e pagamento de trabalho social.
"Nosso método é construtivista. Nossa equipe só faz a autuação e multa em último caso", afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Ângelo Marzola Júnior. "O desenvolvimento econômico tem que ser feito junto com a preservação ambiental. Temos vários exemplos para seguir. Além de deixar o ambiente mais agradável para o trabalho, não deixamos a contaminação do solo para nossos filhos".
Araújo Júnior, proprietário da Potiguar Peças, fez as alterações requeridas em sua empresa e comemorou junto com a equipe a premiação. "Eu cresci trabalhando aqui e quero fazer cada vez melhor. Deixar uma empresa sólida e responsável para minha família, e um meio ambiente melhor para meus netos".
 
O Selo Verde

Empresas sustentáveis de quaisquer atividades passíveis de licenciamento recebem o selo. Como por exemplo, oficinas, lava jatos, postos de combustíveis, pisciculturas, canteiros de obras, dentre outras. Cada empresa será regularizada ambientalmente, de acordo com o programa e classificada dentro de níveis apresentados.
Dentre os níveis exigidos para as empresas receberem o Selo estão: possuir documentação ambiental vigente, como licenças e dispensas ambientais; destinar corretamente os resíduos gerados na atividade de acordo com legislação vigente; possuir ações de conservação de resíduos naturais como coleta eletiva; reciclagem de material; redução do consumo de energia e outros.
 
Licença Ambiental

Para adquirir o licenciamento ambiental, Selo Verde e certificado, as empresas podem procurar a Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Avenida José de Brito, nº 728 - Setor Anhanguera, e solicitar a regularização ambiental. Após montar o processo, equipes de fiscalização irão até o empreendimento checar todos os itens necessários para que a empresa receba a certificação.

Empresas certificadas

Atualmente são detentoras do selo o Centro Universitário Itpac (Unitpac), Umuarama Autos, Posto Itamaraty, Centro Oftalmológico de Araguaína, Atacadão Baratão, Casa de Caridade Dom Orione, Rubaiyat Comercio de Combustíveis, Serviço Social do Comércio (Sesc), Betão Motos, Clínica Afeto, Filadélfia Ferro e Aço, Espaço Nobre, Rede de Postos Mundo Belo, Posto de Combustíveis Concórdia, Posto Iccar, Premium Comércio de Derivados de Petróleo, Pneuaço, Pneulândia, Super Feirão da Economia e Pneus Tocantins.