(PALMAS-TO) - Nos últimos dez anos o Brasil foi marcado pelo crescimento das oportunidades de trabalho e, como consequência, uma acentuada redução na taxa de desemprego. Segundo levantamento do governo federal, pela primeira vez mais da metade dos trabalhadores no Brasil são assalariados formais e mais de ¾ dos assalariados no setor privado têm uma carteira de trabalho assinada. O aumento na remuneração dos trabalhadores resultou da combinação de dois fatores: as melhorias na qualificação dos trabalhadores e mudanças na qualidade dos postos de trabalho.
No Tocantins, o Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setas) tem promovido ações no sentido de capacitar trabalhadores com o objetivo de serem inseridos no mercado de trabalho, com carteira assinada. Entre os programas desenvolvidos pelo Estado estão o Pronatec Tocantins sem Miséria (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e os cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine). Além de parcerias firmadas com o com o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial e Industrial (Senac e Senai).
Segundo o secretário de Estado do Trabalho e Ação Social, Agimiro Costa, as menores taxas de desemprego no Brasil são devido ao bom momento da economia. “O governo do Estado tem investido na capacitação e qualificação do trabalhador tocantinense com o intuito de promover o estabelecimento destes no mercado de trabalho”, destaca.
Conforme Costa, o Pronatec Tocantins sem Miséria formou somente neste ano 1.490 pessoas em oito municípios do Tocantins. “Até o final de 2013 serão 4.497 trabalhadores qualificados nos mais variados cursos profissionalizantes”, afirmou. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Setas, o programa oferece cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas aos beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Tocantins sem Fome, Pioneiros Mirins, entre outros, e às famílias inclusas no Cadastro Único da Assistência Social. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares.
Já o Sine tem o objetivo de formular, coordenar e executar ações de capacitação e geração de renda que visem beneficiar os trabalhadores desempregados ou em risco de desemprego. “No ano de 2012, 2.410 trabalhadores foram capacitados em cursos de curta duração. Em 2013, até o momento, 350 trabalhadores participaram dos cursos de capacitação do Sine”, destaca o secretário.
Cursos
Os cursos do Sine têm carga horária de 20 horas e oferecem certificado de conclusão. Os pré-requisitos para participação são: ter idade mínima de 16 anos e realizar o cadastro no Sine antes ou durante as aulas. Nesta semana está acontecendo o curso de Telemarketing. Do dia 12 ao dia 16, iniciará a capacitação para Auxiliar Administrativo; a partir do dia 26 de agosto será ministrado o curso de Língua Portuguesa; e de 19 a 23 de setembro está marcado o curso de Atendimento ao Público.
Para Alyne Sousa Araujo, 17 anos, que está participando do curso de capacitação em Telemarkenting, a capacitação proporciona a formação necessária para o tão sonhado primeiro emprego assalariado e com carteira assinada. “Estou fazendo o curso, pois vou concorrer a um emprego de telefonista em uma grande empresa de automóveis e sei o quanto é importante estar preparada”, comenta.
Já para a garçonete Silmara Sousa Santos, participar do curso possibilitará a movimentação na escolha de novos cargos. “Estou fazendo todos os cursos que o Sine está oferecendo, pois assim amplio as possibilidades de conseguir emprego nos mais variados ramos”, acrescenta.
Cronograma dos cursos
•Auxiliar Administrativo - 12 a 16 de agosto – inscrições apenas no dia 09/08
•Língua Portuguesa 26/ago a 06 /set – inscrições apenas no dia 16/08
•Atendimento ao Público - 19 a 23 de setembro – inscrições apenas no dia 23 de agosto
Os interessados devem se inscrever no núcleo central do Sine, localizado na 104 Sul, Acse 01, conjunto 01. Para mais informações 3218-1930.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14776
Comentários