Encerra na próxima terça-feira, 30, a Campanha de Vacinação contra Gripe. Em Araguaína, 15 unidades básicas de saúde (UBS) seguem vacinando todas as pessoas que ainda não receberam a imunização e fazem parte do público-alvo.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas 31.461 doses até essa segunda-feira, 22. A soma de todos os grupos que compõem o público-alvo é de 48 mil pessoas. A meta da campanha é vacinar pelo menos 43,2 mil pessoas, o que corresponde a 90% da cobertura.
"Alcançamos a meta com pessoas de mais de 60 anos e trabalhadores da saúde, porém, ainda estamos com uma cobertura menor entre as pessoas da segunda e terceira etapa da campanha que é o restante do nosso público-alvo que precisa procurar a dose de prevenção contra a influenza nos próximos dias", destacou a enfermeira Laís Lima Montes, coordenadora municipal de Imunização.
Quem deve vacinar
Todas as pessoas das três fases da campanha que ainda não receberam a imunização devem procurar as unidades básicas de Saúde. Na primeira fase, foram priorizados os idosos e trabalhadores da Saúde; na segunda, foram os motoristas de transporte coletivo, indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, presos e funcionários do sistema prisional.
A terceira etapa da campanha foi dividida em duas fases, que juntas contemplaram as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, pessoas com deficiências, mulheres no pós-parto até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos e professores das redes pública e privada.
Reta final
Até a terça-feira, 30, a vacina fica disponível para as pessoas destes grupos que ainda não tenha feito a imunização, de segunda a sexta-feira, nas salas de imunização de 15 UBS de Araguaína, com atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
"Vale lembrar que as pessoas que forem procurar as unidades para vacinação reforcem a atenção com a saúde, use máscara, mantenha distância de no mínimo dois metros, caso haja filas, destacando o cuidado maior com os idosos e as crianças", encerrou a coordenadora.
Comentários