(Araguaína-TO) - A Operação Minha Cidade Limpa atingiu números surpreendentes em apenas duas semanas de ação. Entre as coletas de entulhos, galhadas, mato roçado e a terra removida das ruas com os trabalhos de raspagem e varrição, mais de 1100 caminhões lotados de materiais foram retirados das ruas de Araguaína.
Para o prefeito Ronaldo Dimas, o número reflete uma realidade latente na cidade. "Tudo isto estava nos quintais, prejudicando a vida de muitos moradores. Nós nos surpreendemos com a quantidade de material colocado nas calçadas, mas garantimos que tudo será recolhido". O mutirão de limpeza teve início no dia 4 de fevereiro e já percorreu mais de 10 bairros.
A operação foi dividida em cinco frentes de trabalho que atenderão 13 zonas em toda a cidade. As equipes atuam nos serviços de coleta de entulho, galhadas, roçagem de mato, raspagem e varrição de ruas e pintura de meios fios. "Cada ação avança conforme a demanda de cada bairro, por isso alguns serviços chegam a alguns setores antes de outros", lembra o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé.
Em média, 35 caminhões estão encarregados de recolher tudo o que é colocado nas calçadas, além do mato e areia de ruas e terrenos. Tratores, pás-carregadeiras e retroescavadeiras também auxiliam nos trabalhos, executados por mais de 300 homens. A prefeitura solicita que os moradores dos bairros fiquem atentos às visitas dos agentes de endemias e saúde, que informarão cada cidadão sobre o momento certo de colocar os entulhos nas calçadas.