Várias mamães estão participando de palestras nas unidades básicas de saúde (UBS), em Araguaína, que vão até dia 30 em comemoração ao Agosto Dourado, mês que é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação. Este ano, o tema abordado é “Trabalhar juntos para o bem comum”, mães que se unem para superar desafios e buscam apoio e proteção ao aleitamento materno. Amanhã, os encontros continuam às 8 horas, na UBS Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães.
A gestante Eliane Cabral, de 23 anos, está no 7º mês de gestação e participou atenta da palestra na manhã de hoje na UBS do Setor Couto. “Foi bom para tirar dúvidas, como por exemplo que não existe leite fraco. O aleitamento materno é exclusivo até os seis meses e após esse período, vou poder iniciar a alimentação complementar ao meu bebê, como sopinhas e outros”.
Durante as rodas de conversas, com enfermeiras, farmacêuticos e nutricionistas, as mães discutem temas do cotidiano e aprendem umas com as outras. A equipe ainda reforça às mamães que o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais.
Pré-natal do parceiro
O mês de agosto é também para celebrar a valorização da paternidade. Este ano, o tema é o “pré-natal do parceiro. O objetivo é estimular a paternidade ativa, envolver os pais nas ações do planejamento familiar para que acompanhem as mamães no pré-natal, parto e pós-parto, ajudando desde os primeiros dias, nos cuidados e desenvolvimento da criança.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15942
Mães participam de ações do Agosto Dourado em incentivo ao aleitamento
Palestras acontecem até o dia 30 deste mês nas unidades básicas de saúde. Hoje, 11, às 8 horas, o encontro de mães é na UBS Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães
Comentários