(PALMAS-TO) - Durante reunião com o governador Siqueira Campos, diretores da Secretaria da Saúde e presidentes de entidades representativas dos servidores, o secretário de Estado da Saúde, Nicolau Esteves, entregou o cargo ao governador Siqueira Campos, na manhã dessa sexta-feira, 20. Para o titular da pasta, assume o então secretário executivo Luiz Fernando Freesz. A transição de cargo aconteceu ainda ontem pela manhã na sede da Secretaria.
Graduado em Medicina e Administração, Nicolau esteve no cargo desde março deste ano e o deixa porque, segundo ele, foi uma decisão construída junto ao governador e o atual secretário está mais preparado para gerir a pasta. “Desde o início, trouxe o Dr. Luiz Fernando por sua experiência com o SUS – Sistema Único da Saúde – e na verdade era para ele ter assumido desde o início, por ser mais adequado e ter mais tempo dentro do Sistema Único. Ele sempre desempenhou o papel de gerente dentro da secretaria, os projetos são dele e continuam os mesmos objetivos e orientações do governador Siqueira Campos, de tornar a saúde do Tocantins eficiente”, explicou, acrescentando que daqui a dois anos a população terá no Tocantins o melhor Sistema Único de Saúde do Brasil e para isso um esboço do planejamento estratégico já foi entregue ao governador e há recurso suficiente.
O ex-secretário destacou ainda que as ações do Governo continuarão focadas na atenção primária para que as pessoas não adoeçam. “Precisamos evitar doenças com vigilância em saúde e epidemiológica, com capacitação e investimentos na atenção primária, junto aos municípios. Tivemos a felicidade de lançar o primeiro consórcio intermunicipal de saúde em Paraíso e vamos ter oito deles”, afirmou.
Segundo o novo secretário, a mudança de gestor não prejudica os trabalhos porque as políticas de saúde são desenvolvidas em âmbito nacional e por isso as estratégias serão mantidas e as ações serão sempre em função de levar os serviços de saúde para próximo de onde a população vive. “Estou assumindo definitivamente a Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins e nossas ações serão sempre discutidas com a população e criaremos estruturas para que o cidadão que necessita de assistência à saúde não tenha necessidade de se deslocar”, enfatizou, acrescentando que apenas 15% dos problemas de saúde são resolvidos em assistência hospitalar e o restante em assistência primária, o que requer uma preocupação com o fortalecimento desta área.
Ainda segundo Luiz Fernando, o Governo estará focado em mudar o assistencialismo para a prevenção e em reestruturar os hospitais para que tenham maior eficiência ao atender o cidadão com uma saúde pública mais justa.
Perfil do novo secretário
Especialista em Saúde Pública e Farmacêutica, Luiz Fernando Freesz tem 23 anos de experiência e Sistema Único de Saúde e já esteve entre outros cargos: secretário de Saúde de Barbacena e Juiz de Fora; chefe de gabinete na atual gestão do Governo de Minas Gerais. No Tocantins, ele já foi superintendente geral de gestão e secretário executivo da Secretaria da Saúde. (Aldenes Lima)
Comentários