(PALMAS-TO) - O Governo do Estado irá financiar micros e pequenos empreendedores que pretendem investir na temporada de praias no Tocantins, através do programa “Nossa Oportunidade Praias”. Ao todo foram liberados pelo Instituto Social Divino Espírito Santo (Prodivino) R$ 3 milhões, que deverão beneficiar praias em 20 municípios tocantinenses. A temporada é um dos principais períodos turísticos do Tocantins e leva milhares de pessoas principalmente para praias à beira dos rios Tocantins e Araguaia.
De acordo com o Prodivino, serão beneficiados com os financiamentos microempresários como barqueiros, donos de barracas de alimentação e ambulantes que trabalham nas praias selecionadas. Segundo o presidente do instituto, Mazinho Moraes Ribeiro, cada empreendedor poderá solicitar junto ao Instituto empréstimo de até R$ 3 mil para o atendimento aos turistas. “O financiamento será liberado após a preparação desses profissionais. Este ano o Estado pensou de maneira mais abrangente, envolvendo também a preparação e a legalização dos empreendimentos nas praias”, completou.
O empréstimo deverá ser pago em até 12 meses, com taxa de juros de 0.5% ao mês, carência de 60 dias e sem consulta ao SPC/Serasa. Além disso, o empreendedor, conforme o Prodivino, deve apresentar ao Instituto documentos pessoais tais como: RG, CPF, comprovante de residência, RG e CPF do cônjuge (se for casado), certidão de quitação eleitoral e dados bancários do proponente.
Capacitação
As capacitações do projeto “Tocantins de Braços Abertos” estão sendo realizadas pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), em parceria com o Serviço de Atendimento às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), durante todo o mês de junho. Na programação, estão sendo oferecidos cursos nas áreas de atendimento ao cliente, Programa Alimento Seguro, palestra de empreendedorismo, oficinas SEI Controlar meu Dinheiro e SEI Vender, palestra de acesso ao crédito, microempreendedor individual e orientação em gestão.
Praias atendidas
De acordo com o Prodivino, serão contempladas 20 praias em diversas regiões do Tocantins, subdivididas em três grupos de investimento sendo o grupo A: Araguanã, Peixe, Araguacema, Pedro Afonso, Caseara e Araguatins; Grupo B: Porto Nacional, Juarina, Lagoa da Confusão, Paranã, Tocaninópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia e Itaguatins; e grupo B1: Aguiarnópolis, Babaçulândia, Buriti do Tocantins, Pau D’Arco, Praia Norte e Xambioá.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14727
Comentários