Deputado Lázaro Botelho presta contas de sua atuação à frente da presidência Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados

O deputado federal Lázaro Botelho (PP) apresentou em Brasília, o relatório anual das ações realizadas durante a sua presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados. Logo após, foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora, ocasião em que o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) foi escolhido o novo presidente da Comissão.
Em seu pronunciamento, Lázaro avaliou como positivo o saldo dos trabalhos da CAPADR em 2016/2017. Ele destacou a excelência no trabalho realizado pelos parlamentares, como também do quadro técnico da Comissão. "Sem dúvida alguma, deixo a presidência com a certeza de que a contribuição do setor para a balança comercial brasileira tem, por sucessivos anos, superado a de todos os demais segmentos da economia", disse.
O parlamentar também comentou sobre a atual situação do país, no que diz respeito ao setor agropecuário. Ele afirmou que confia na experiência do novo presidente e na de todos os membros da CAPADR, para propor ações no âmbito Legislativo para garantir o controle de sanidade e defesa sanitária. "Acredito que o setor conseguirá manter-se em seu caminho de crescimento e dinamismo econômico, sendo um dos pilares da nossa economia, e, sobretudo, promovendo o desenvolvimento do nosso País", destacou.
Em sua fala, Souza elogiou as ações realizadas pela CAPADR e falou sobre a importância de efetivar um trabalho de qualidade, que venha a beneficiar o setor de agricultura e pecuária. "É uma grande responsabilidade dar seguimento às atividades do meu irmão Lazaro Botelho, que realizou um trabalho exemplar nessa Comissão, que é palco de grandes debates", disse.

CAPADR em 2016
O ano de 2016 pode ser considerado atípico, marcado pela realização das Olimpíadas, no Rio de Janeiro, e pelas eleições municipais. Neste mesmo período, 53 matérias foram apreciadas pelo Plenário da Comissão, das quais 44 foram aprovadas e 9 rejeitadas.
Outras 33 matérias já foram analisadas e estão prontas para serem incluídas na pauta de votações do Plenário. Além dessas, outras 50 já iniciaram seu trâmite na Comissão e apenas uma aguarda designação de relator. Convém mencionar que a Comissão ainda aprovou 86 requerimentos, totalizando 223 proposições.
Na Câmara dos Deputados, foram realizadas várias audiências públicas. A CAPADR também esteve presente em diversos encontros, seminários, mesas-redondas, eventos agropecuários, e participou ativamente de solenidades em diversos pontos do País.
Um destaque durante a presidência de Lázaro, foi a vinda espontânea do ministro da Agricultura, senador Blairo Maggi (PP), à Comissão para discutir o plano de trabalho, ações e prioridades do Governo em relação ao setor agrícola do Brasil. "Trabalhamos muito em 2016, e este relatório que apresentamos representa apenas um resumo do importante trabalho desenvolvido pela nossa Comissão", completou Lázaro.