BRASÍLIA-DF - O deputado federal Lázaro Botelho (PP) acaba de ser designado, representante da categoria dos agentes públicos de trânsito de todo o país. Em Brasília, o parlamentar articulou uma reunião entre representantes da classe e a coordenadora geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Maria Cristina Hoffman. Na ocasião, a categoria revindicou ao executivo maiores investimentos em qualificação profissional, a padronização dos uniformes dos profissionais, além de outras prioridades.
Na esfera legislativa, a categoria revindica parecer sobre a PEC 55, de 2011, que disciplina a carreira dos agentes públicos responsáveis pelo policiamento de trânsito. Uma Comissão Especial está sendo designada a analisar e acelerar a tramitação da proposta.
A categoria também cobra a aprovação do PL 7410/10 que estende aos agentes de trânsito o direito de receber a Bolsa Formação, prevista no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.
Representante do Tocantins, o agente Moisés Valadares, acompanhou a comitiva e disse acreditar no engajamento do parlamentar em favor dos profissionais. “Somente um trabalho em conjunto poderá consolidar as nossas revindicações. Por isso, agradecemos o apoio do deputado que, sem dúvida, será extremamente importante durante nossa jornada. Agora, é ir à luta,” disse.
O parlamentar, que é bastante ligado a temas que envolvem o trânsito, foi vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) e é autor de importantes projetos sobre o tema. Mesmo temporariamente licenciado, Lázaro Botelho não abre mão da defesa de interesses do Estado. Nesse período, ele aproveita o trânsito que tem entre os ministérios para buscar recursos e defender projetos que possam beneficiar o Estado.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14676
Comentários