(BRASÍLIA-DF) - O deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (16), no Grande Expediente da Casa (onde cada deputado tem 25 minutos de uso da palavra) para reafirmar sua homenagem a todos os educadores brasileiros pela passagem do seu dia, que foi comemorado ontem, 15 de outubro.
O deputado lembrou das conquistas mas fez questão de dizer que “ainda temos grandes desafios a enfrentar para atingirmos o nível de qualidade na educação, que o nosso país tanto precisa; salários baixos, falta de estímulo ao aperfeiçoamento, escolas em más condições e a violência crescente no ambiente escolar são os principais motivos que tem afugentado os novos docentes”, lembrou Lázaro que arrematou a homenagem afirmando: “Não se faz uma educação de qualidade sem professores motivados, bem remunerados e capacitados”. Botelho deixou seu apoio a todos educadores dizendo “me coloco a inteira disposição, para juntos vencermos esta batalha”.
Lázaro Botelho seguiu seu discurso falando da tranquilidade com que transcorreu o processo político desse ano em que os eleitores elegeram em todos os municípios tocantinenses seus prefeitos e vereadores, destacando os recursos tecnológicos de votação através da urna eletrônica, “que encanta o mundo pela sua eficiência” e o rápido processo de apuração que foi finalizado minutos após às 20 horas.
Lázaro parabenizou os eleitos e colocou seu gabinete a disposição de todos, ”independentemente de siglas partidárias, pois o mais importante agora é trabalharmos juntos pelo desenvolvimento de nossas cidades e pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo” disse o Deputado.
Na condição de Presidente do Partido Progressista no Tocantins Lázaro Botelho disse:
“Nas eleições para prefeito, as propostas progressistas, apresentadas pelos nossos candidatos, foram aprovadas por mais de 12% do eleitorado tocantinense, um crescimento extraordinário se comparado aos resultados de 2008, quando recebemos o apoio de pouco mais de 3% dos eleitores”, e completou “Se analisarmos apenas os municípios que serão administrados, a partir de janeiro por prefeitos progressistas, nossa evolução é ainda maior, pois administraremos municípios onde residem quase 19% da população tocantinense”.
Lembrou que o PP elegeu 63 vereadores em 45 municípios do Tocantins, “que serão a voz do povo nas Câmaras Municipais e cumprirão a importante tarefa de legislar e fiscalizar os próximos prefeitos”, disse agradecendo ao incansável trabalho dos companheiros que compõem a Direção Regional do PP.
Destacou ainda o apoio que recebeu do Diretório Nacional e da Fundação Milton Campos. “Agradeço especialmente o apoio que recebemos do nosso Presidente Nacional, senador Francisco Dorneles, do nosso vice-presidente Ricardo Barros, do nosso secretário Aldo da Rosa, do presidente da Fundação Milton Campos, Francisco Turra, do meu amigo senador Ciro Nogueira e do meu líder Arthur Lira”. Lázaro agradeceu* ainda a todos os candidatos progressistas que enfrentaram a disputa eleitoral nas chapas majoritárias em seus municípios.
O presidente do PP Tocantins fez questão de destacar o trabalho do prefeito eleito Carlos Amastha que, segundo o Deputado “enfrentou uma eleição muito difícil e mesmo iniciando a disputa com apenas 1% das intenções de voto, com bravura e competência venceu o pleito, obtendo 49,65% dos votos. Sua eleição certamente entra para a história de Palmas, do Tocantins e do Brasil”, destacou Lázaro reafirmando seu apoio à administração do Progressista da capital do Tocantins.
Lázaro Botelho seguiu seu discurso falando da disputa eleitoral em Araguaína, onde sua esposa, Presidente do PP Mulher e Prefeita por 8 anos, Valderez Castelo Branco enfrentou uma campanha contra as máquinas do Estado e do Município.
“Não bastasse todas as dificuldades enfrentadas por quem assume o desafio de entrar em uma campanha contra aqueles que se acham donos do nosso Estado, Valderez teve que enfrentar ainda um outro adversário, a Justiça Eleitoral” disse o deputado se referindo a “um erro grosseiro e inusitado, cometido pelo Cartório Eleitoral de nossa cidade deu origem ao pedido de indeferimento da nossa candidata e consumiu toda a nossa atenção para uma disputa judicial que só teve fim a menos de 3 dias da eleição”, disse.
O deputado desabafou dizendo que “O que assistimos foi o maior estelionato eleitoral da história da nossa cidade, uma vez que a chapa adversária passou boa parte da campanha alardeando que seu vice era Ficha Limpa. No entanto, estranhamente, na última hora o vice foi substituído, face à certeza de que seu registro seria negado junto ao TSE, por ser acusado de lesar o erário”.
Lázaro encerrou seu discurso falando do crescimento do país e da melhoria das condições de vida do nosso povo a partir da eleição de Lula e de Dilma Rousseff, dando destaque ao crescimento dos empregos, a redução da pobreza da mortalidade infantil, e da ampliação do acesso dos jovens às universidades e, principalmente de elevar a expectativa de vida dos brasileiros.
“O país mudou, a vida de todos melhorou e milhões de pessoas que antes não tinham sequer o direito de sonhar, têm hoje uma vida digna, com emprego, escola e condições de renda que lhes garante não apenas um futuro melhor a seus filhos, mas um presente melhor para suas famílias. Vamos continuar trabalhando para termos um Brasil melhor e um povo mais feliz. Estamos no rumo certo e tenho a certeza que o Brasil vai ser bem melhor para todos os seus filhos, em todas as regiões desse nosso imenso país”, finalizou o deputado Lázaro Botelho.
Oilton da Silva (Alvorada)
José Otacílio Ferreira, o Chibatinha
(Angico)
Sebastião Tatico (Aragominas)
Valderez Castelo Branco (Araguaína)
Ricardo Jr. (Arapoema)
Cacildo Vasconcelos (Arraias)
Gustavo Tavares (Bandeirantes)
Domingas Aguiar (Campos Lindos)
José Tito (Cariri)
Wilson Jr. de Oliveira, o Big Joe
(Cristalândia)
Jonas Melo (Filadélfia)
Ronison Parente (Formoso do Araguaia)
Laudecí Araújo (Itaguatins)
Donglismar de Jesus, o Maninho (Juarina)
Carla Cristina da Silva (Luzinópolis)
João Guimarães (Marianópolis)
Sandra do Antônio Ribeiro (Nova Olinda)
Carlos Amastha (Palmas)
Luiz Anacleto da Silva (Sampaio)
Claudio de Paula (Sandolândia)
Sebastião Silva, o Bastião da Van
(São Sebastião do Tocantins)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14532
Lázaro Botelho destaca importância do professor
Araguaína viveu um estelionato eleitoral, diz deputado
Comentários