Deputado federal Lázaro Botelho e Moreira Franco

O deputado federal Lázaro Botelho (PP) se reuniu na terça-feira, 31, com o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal (PPI), Moreira Franco, para discutir a construção da Rodovia Transbananal. Conforme debatido no encontro, o projeto tem como objetivo a construção do trecho rodoviário que ligará o município de Formoso do Araguaia, no Tocantins, ao município de São Félix do Araguaia, no Moto Grosso, atravessando a Ilha do Bananal.
Lázaro, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, destacou que esta é uma obra importante para os produtores rurais do Mato Grosso, Pará e do Tocantins.
De acordo com o parlamentar, a construção da Transbananal trará benefícios para todos os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com a criação de um corredor de exportação que interligaria grandes regiões produtoras, o que facilitaria o acesso as Ferrovias Norte-Sul, Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO).
O deputado informou ainda que, através da modalidade de concessão, o projeto será totalmente financiado pela iniciativa privada e ainda irá gerar recursos aos Estados e às comunidades indígenas, que receberão um percentual do valor do pedágio.
Na ocasião, o deputado entregou ao secretário ofício expedido pela “Comissão Pró-Travessia da Ilha do Bananal”, que sugere uma Minuta de Decreto Presidencial que daria a segurança jurídica necessária aos investidores interessados na concessão.
Moreira Franco afirmou que sua função como secretário-executivo do PPI é o de desobstruir todos os empecilhos na regulamentação das parcerias público-privadas e comprometeu-se a discutir, ainda esta semana, com a ANTT sobre o andamento deste importante projeto.
Lázaro e Moreira Franco deverão voltar a se reunir para tratar desse assunto, ainda este mês de junho, quando deverão convidar representantes da Comissão Pro-Travessia da Ilha do Bananal e outras autoridades governamentais.