(BRASÍLIA-DF) - O coordenador da Bancada Federal do Tocantins, o deputado Laurez Moreira (PSB/TO) esteve reunido na tarde de quinta-feira, 10, com a Secretária Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. A pauta central da reunião foi a inclusão da Universidade da Maturidade – UMA na Política Nacional do Idoso.
O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO) também participaram da reunião. Na oportunidade, a professora Neila Osório e o professor Luiz Sinésio Neto, coordenadores da UMA, apresentaram à Maria do Rosário a ideia de aproveitar a experiência bem sucedida de cinco anos da UMA no Tocantins, como projeto de política pública educacional e social para idosos.
A Secretária de Direitos Humanos foi bastante receptiva à proposta e planeja estudar uma forma de incluir a UFT nos projetos de Política Nacional do Idoso. Segundo o deputado Laurez Moreira, foi firmado um compromisso de que a Universidade da Maturidade enviará um relatório com sugestões para a inclusão nas políticas públicas do governo federal voltados à terceira idade.
Conforme destacou Laurez Moreira, a UMA está hoje, presente em onze cidades, sendo dez polos no Tocantins e um, em Campina Grande (PB). No Tocantins, a UMA está presente nas cidades onde a UFT mantém unidades em Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis e ainda em Tocantínia, Brejinho de Nazaré e Miranorte. Atualmente, cerca de 1,6 mil alunos da terceira idade participam das diversas atividades acadêmicas e lúdicas executadas pela UMA.

Política Nacional do Idoso
A Política Nacional do Idoso, estabelecida em 1994 (Lei 8.842), criou normas para os direitos sociais dos idosos garantindo autonomia, integração e participação efetiva como instrumento de cidadania. Essa lei foi reivindicada pela sociedade sendo resultado de inúmeras discussões e consultas ocorridas nos Estados, nas quais participaram idosos ativos, aposentados, professores universitários, profissionais da área de gerontologia e geriatria e várias entidades representativas desse segmento, que elaboraram um documento que se transformou no texto base da lei.