(Araguaína-TO) - Dezesseis prefeituras da região norte, Governo do Estado e Secretaria de Trabalho e Assistência Social assinarão um Termo de Pactuação Técnica para a implantação do Plano Tocantins sem Miséria na região norte do Estado. A solenidade acontece na quinta-feira, dia 7 de março, no Tatersal do Parque de Exposições de Araguaína, das 7h30min às 18 horas.
Para proporcionar aos cidadãos carentes a oportunidade de inclusão em programas criados para aumentar a renda familiar, o Tocantins Sem Miséria contemplará famílias inscritas do Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, programa Mais Educação, Mulheres Mil, Pioneiros Mirins, Tocantins sem Fome, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros programas. Os cursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego também estão incluídos na oferta de oportunidades para os cidadãos.
No ato da inscrição, os participantes devem estar munidos de CPF, NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de residência. Serão disponibilizadas 13 ações e serviços desenvolvidos e orientados pela Setas.

Plano Tocantins sem Miséria
Por meio de um Termo de Compromisso firmado entre o governador Siqueira Campos e a Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, as Políticas de Proteção e Promoção Social estão sendo fortalecidas no Estado. Atualmente, o Tocantins possui 109 mil famílias vivendo em situação de extrema pobreza. Os serviços disponibilizados pelas Setas para os 139 municípios do Estado são:
- Inclusão Produtiva Urbana e Rural / PRONATEC para beneficiários da Bolsa Família / Economia Solidária / Projeto ECOSOL territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários / Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis / Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer / Mulheres Mil / Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis / Projeto Empreendedores Individuais Solidários / Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional / Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais / Projeto de Apicultura para os 139 municípios / Projeto de Associativismo e Cooperativismo / Pronatec
O programa oferece cursos de profissionalização, formação inicial e continuada com objetivo de inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade social, beneficiários de programas federais e estaduais. Os cursos são ofertados gratuitamente no SENAI, SENAC e IFTO e os inscritos receberão alimentação, materiais escolares, bolsa e transporte. Confira os 21 cursos oferecidos:
Cuidador infantil / Cuidador de idosos / Costureira industrial de vestuário / Operador de computador / Auxiliar administrativo / Auxiliar de Recursos Humanos / Aplicador de revestimento cerâmico / Eletricista de automóveis / Mecânico de manutenção de ar-condicionado automotivo / Mecânico de motocicletas / Mecânico de manutenção a diesel / Desenhista de construção civil / Cadista / Padeiro e Confeiteiro / Torneiro mecânico / Depiladora / Manicure e Pedicure / Maquiador / Recepcionista de eventos / Agente comunitário de saúde / Operador de caixa.