(Paraíso-TO) - O município de Paraíso contará, em cerca de um ano, com o Centro de Formação Profissional do Senai Antônio Conceição Cunha Filho. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e do Conselho Regional do Senai, Roberto Pires, o prefeito municipal de Paraiso do Tocantins, Moisés Avelino, o ex-presidente da Federação homenageado Antônio Cunha e a diretora regional do Senai Tocantins, Raimunda Tavares, lançaram a pedra fundamental no canteiro de obras na manhã desta terça-feira, 17, no loteamento Nova Fronteira.
São mais de 6 milhões de reais em investimento na obra que oportunizará o atendimento de 450 alunos/dia e a realização de 3000 matrículas por ano como meta inicial. Roberto Pires destacou em seu pronunciamento o ensino técnico como um dos grandes propulsores do desenvolvimento sendo necessário o incentivo da industrialização e o investimento na formação de mão de obra qualificada.
"O Sistema Fieto foi iniciado utilizando de estruturas das unidades de Araguaína e Gurupi e, com isso, a região central estava desprovida de ambientes adequados compatíveis com o nível de qualidade da educação profissional do Senai", afirmou Roberto Pires. "Conseguimos recursos junto à CNI, que entendeu a demanda e viabilizou novas escolas em Palmas e esta em Paraíso, que vai atender toda essa região do Vale do Araguaia", contou o presidente.
A escola será construída em terreno doado pela Prefeitura de Paraíso, com área total de 5.630,50 m² e 2.497,01 m² de área construída. O prefeito Moisés Avelino falou da perspectiva de ampliar os cursos já oferecidos pelo Senai em parceria com a gestão municipal, e da importância do investimento em educação na região.
"Essa escola é importante pela sua qualidade, pelo seu tamanho e o investimento que se vai ter aqui, mas o maior benefício dela é para a sociedade, especialmente os menos favorecidos que não podem sair para estudar fora do estado, de Paraíso, às vezes nem em Palmas dão conta de ficar e desistem de estudar", afirmou o prefeito. "Essa escola aqui vai servir a essa comunidade, quem quiser aprender vai ter oportunidade e buscar trabalho nas muitas empresas que chegam e precisam de mão de obra qualificada" disse Avelino.

Homenageado
Presidente da Fieto e do Conselho Regional do Senai por dois mandatos, à época da criação da Federação (1992/1998), o advogado e empresário Antônio Conceição Cunha Filho foi homenageado dando nome ao centro profissional.
Emocionado, Cunha falou do início da atuação na Federação das Indústrias e do papel do Senai na comunidade desde sua gestão. Segundo ele, era comum uma ou outra mãe pedir que o Senai orientasse o seu filho porque lá ele iria aprender e iam colocar ele na linha. "O Senai tem uma grande missão feita ao longo dos anos, ele tem preparado a mão de obra brasileira, tem preparado o povo brasileiro a ter uma vida melhor, uma melhor dignidade", disse Cunha. "E o nosso País precisa dessa mão de obra especializada", afirmou.